terça-feira, 17 de maio de 2011

Diocese de Picos sedia Assembleia Regional de Presbíteros


Está sendo realizada na Diocese de Picos a 17ª Assembleia Regional de Presbíteros, que tem como tema "O Presbítero, Homem da Palavra e da Eucaristia". O evento acontece no Centro de Treinamento Diocesano- CTD entre os dias 17 e 19 de maio, e reúne padres de todas as dioceses do Regional Nordeste IV.
O Pe. João Paulo Mendes, da Arquidiocese de Fortaleza, Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia de Lugano - Suíça, assessora a parte formativa do encontro, para ele, o tema do evento proporciona um vasto aprofundamento enquanto presbíteros.

Pe. João Paulo Mendes - Assessor do Encontro

"Nós somos chamados por Deus para neste mundo sermos aquele semeador que nós encontramos no Evangelho de Lucas, que sai, anuncia, lança a semente da Palavra de Deus. Esta semente também, lembremos de outras parábolas de Jesus, é a semente que caindo no solo, morrendo, germinando, crescendo, vai dar os frutos com os quais fazemos o pão, ou seja, nós anunciamos Jesus Cristo, anunciamos a sua Palavra, mas a sua Palavra encontra plena realização na Celebração Eucarística. Por isso é que nós somos estes homens, que não somos melhores do que ninguém, mas somos escolhidos por Deus para humildemente servir a Igreja no mundo, proclamando a Palavra do Senhor", afirma.

Durante a abertura oficial, dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, ressaltou a alegria em receber os padres das demais dioceses do Piauí. Falou sobre a importância do encontro permanente de formação do Clero, que tem início nas dioceses, depois é realizado de forma regional, seguido do encontro nacional. Destacou ainda a realização dos encontros por regiões do Brasil, tendo em vista, que o Piauí sediará em agosto próximo o Nordestão de Presbíteros, reunindo em Teresina os representantes de todos os estados que compõem a Região Nordeste.

Dom Plínio José - Bispo Diocesano de Picos

"Este evento vem facilitar a proximidade dos padres que se conhecem desde o seminário, outros que não se conhecem. Nesta oportunidade eles partilham a vida do sacerdote, a partir do compromisso com Jesus Cristo e com a sua Igreja, elencando as dificuldades, mas também as grandes alegrias e os frutos desta vida entregue aos serviços do Reino de Deus", acrescenta.
A 17ª Assembleia Regional de Presbíteros tem ainda como finalidade a animação vocacional dos sacerdotes, como afirma o Padre Marcelino Elias de Macedo, Presidente da Comissão Regional de Presbíteros.

Pe. Marcelino Elias de Macedo- Presidente da Comissão Regional de Presbíteros

"Santo Agostinho diz que nós padres fomos ungidos para servir ao povo em duas mesas, a mesa da Palavra, que é a Palavra de Deus, a palavra da verdade, do amor e da vida, e a mesa da Eucaristia, que é o próprio Cristo que se dá em alimento para a comunidade. Esse nosso encontro tem esse objetivo de revitalizar a fé do sacerdote, o ministério sacerdotal de cada padre das oito dioceses do Piauí. E nesse encontro fraterno onde cada diocese envia os seus representantes, nós queremos criar cada vez mais laços de fraternidade, de convivência e de animação da nossa própria vocação. Esse é o objetivo principal", pontua.
Além do estudo da temática proposta, ao final do encontro haverá a eleição da nova coordenação da Comissão Regional de Presbíteros, que deve atuar nos próximos quatro anos.





FONTE: PASCOM - Diocese de Picos


Nenhum comentário:

Postar um comentário