sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vigília Pascal do Sábado Santo


        A comunidade de São Julião-PI se reuniu na noite do último sábado dia 23/04, por volta das 21:00 hs em frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro uma enorme fogueira. Enquanto iniciava-se a Vigília Pascal na parte de fora toda a igreja permanecia com as suas luzes apagadas.


     Na Vigília Pascal em que celebramos, a ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. Após a oração inicial o Frei Waldemar que pesidiu a celebração acendeu o Círio Pascal com o fogo novo ali aceso, este fogo novo é como a luz que surge das trevas e representa o Cristo ressucitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo, nele estavam gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: "Deus é o princípio e fim de tudo". Após a Bênção do fogo todos puderam acender as suas velas e adentraram na igreja num belíssimo ritual segundo a tradição.




     Dentro da igreja as luzes das velas trazidas pelas pessoas que se espalhavam pelos bancos se misturavam a névoa causada pelo incenso, e assim foi dado continuidade a celebração com a segunda parte, a parte Litúrgica, em que foram feitas leituras do antigo e do novo testamento e no intevalo de um testamento ao outro o silêncio foi quebrado com o Hino de Louvor, daí então as luzes foram acesas e deu-se continuidade a celebração com a bêncão da água, renovação das promessas do batismo e comunhão. Ao tempo em que se acenderam as luzes e entoaram o glória a igreja já estava florida novamente e os santos todos nos seus lugares, simbolizando a volta de Jesus Cristo por meio da Ressurreição.



      Toda a parte litúrgica foi responsabilidade dos jovens que fazem a Pastoral da Juventude e para as pessoas que participaram puderam ter uma verdadeira festa da anunciação da Páscoa do Senhor.




POR: Júnior Sá


Nenhum comentário:

Postar um comentário