quinta-feira, 28 de abril de 2011

Missa do Santo Crisma reúne sacerdotes e comunidades na Catedral de Picos

      A Missa do Santo Crisma, celebrada na manhã desta quinta-feira santa, dia 21, reuniu na Catedral Nossa Senhora dos Remédios todos os sacerdotes presentes na Diocese de Picos, bem como as comitivas das comunidades paroquiais.



Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, presidiu a Santa Missa e durante a homilia destacou três pontos marcantes para este dia, inicialmente por ser um "momento celebrativo da vida em comunhão da Igreja", quando se reúnem todos os sacerdotes para celebrar de único lugar e todos imbuídos pelo mesmo sentimento de alegria.  Segundo, "por ser o dia em que se renovam as promessas sacerdotais", desta forma, todos os padres recordam o dia em que foram ordenados, tornam presente o “sim” que deram a Deus, e recebem as orações dos presentes.


E por fim "a Bênção dos Santos Óleos". O Óleo dos Catecúmenos, que age como um sinal da força de Deus que a todos encoraja para vencer o pecado, e é administrado antes do batismo. O Óleo dos Enfermos, que tem a finalidade de fortalecer na dor, trazendo o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento do seu sofrimento. E o Óleo do Santo Crisma, este só pode ser consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todos os presbíteros na 5º feira santa, e traz consigo a profunda realidade que marca a Igreja, é utilizado após a imersão nas águas do Batismo, na Confirmação, na Ordenação Sacerdotal e Ordenação Episcopal, e em outros ritos consacratórios, como a dedicação de uma Igreja, ou consagração de um altar.

Dom Plínio lembrou ainda dos padres Adalto e Bezerra, que atualmente estudam na Itália, bem como o Pe. David Angelo, que não pôde estar presente por questões de saúde, saudando-os por esta data. Também recordou que a programação da Semana Santa começa a se fortalecer mais ainda na celebração da Ceia do Senhor, hoje, e vai até o Domingo da Páscoa.

MAIS FOTOS:

Igreja lotada com os leigos e o povo em geral

Seminaristas

Pe. Antônio Mesndes e representantes da Paróquia de Fronteiras

 Almoço após a Missa

           

FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

Nenhum comentário:

Postar um comentário