quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dom Plínio anuncia a ordenação de dois novos Diáconos para a Diocese de Picos


Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, anunciou na manhã de domingo, 13, durante o encerramento da Assembleia Diocesana de Pastoral, a data da Ordenação Diaconal dos seminaristas Wagner Carvalho e Francidilso Silva, marcada para acontecer em Picos, às 19h dia 26 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Os dois candidatos ao diaconado são seminaristas que estão concluindo o 4º ano de Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí- ICESPI, em Teresina. A partir de então, retornam para Diocese, quando realizam um retiro espiritual que antecederá a ordenação.

O diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que está ligado ao bispo, colaborando diretamente nas funções por ele designadas. Durante o anúncio, dom Plínio também informou que em janeiro os diáconos devem viajar para São Paulo, onde farão uma experiência de dez dias na TV Século 21.

Mais informações

Wagner Francisco de Sousa Carvalho é natural da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que tem sede em Fronteiras, tendo nascido no dia 22 de outubro de 1986 município de São Julião, é filho de Francisco das Chagas Carvalho e Maria das Graças de Sousa Carvalho. Em 31 de julho de 2004 ingressou no Seminário Menor São José em Picos, Cursou Filosofia entre os anos de 2005 e 2007, e Teologia entre 2008 e 2011, Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí- ICESPI, em Teresina.

“O sentimento que brota em meu coração neste momento é de gratidão a Deus pelo seu chamado na minha vida. Em todo este tempo de formação inicial pude contar com o apoio de nossa Diocese, nossos Padres, nossos leigos e leigas e que, agora, como reconhecimento de todas estas iniciativas aproxima a missão e a oportunidade de colocar em prática aquilo que a Constituição Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, no número 29, convoca, que é ‘fortalecido pela graça sacramental, o diácono deve servir ao Povo de Deus em união com o Bispo e o seu Presbitério, no ministério da Liturgia, da Palavra e da caridade’. A todos, portanto, fica o convite para juntos nos encontrarmos na Celebração eucarística, celebrada na Catedral, dia 26, às 19h para este momento único em minha vida e em nossa Diocese”, disse.

Francidilso Silva do Nascimento é natural da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, nascido no dia 19 de junho de 1987, é filho de Francisco Silva do Nascimento e Maria Nazaré da Silva. Esteve no Seminário Menor São José, em Picos, entre os anos de 2002 e 2004. Em 2005 ingressou no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí- ICESPI, onde cursou Filosofia até o ano de 2007, Teologia de 2008 até dezembro de 2011.

“Alegramo-nos, nesse dia, por mais um passo na nossa vida. Queremos convidar todas as paróquias e áreas pastorais a se unirem a nós no dia 26 de dezembro”, acrescentou.

 
FONTE: DIOCESE DE PICOS.

PJ de São Julião participa de encontro de formação jovem da RECID


       Foi realizado durante todo o dia de sábado, 12, na U E. Joviano Maximino de Alencar do bairro Vila São Jorge em São Julião – PI um encontro com vários jovens do município, dentre eles alguns representantes da Pastoral da Juventude do município. O evento foi denominado de Encontro da Juventude, e trouxe como tema: VIOLÊNCIA E DROGAS NA JUVENTUDE: DESCONTRUINDO FALSAS IMAGENS E RECONHECENDO DEMANDAS.
      O evento faz parte de uma parceria da Pastoral da Juventude de São Julião, Secretaria de Cultura e a RECID - Rede de Educação Cidadã e tinha como principal objetivo diagnosticar o perfil e a realidade da juventude sãojuliãoense de modo que a informação e o conhecimento possam promover atividades realmente sadias, colocando estes jovens bem distantes da violência e das drogas.

      Participaram como colaboradores do evento o coordenador popular da RECID, Lucas Araújo, os grafiteiros Ted Red e Naldo de Picos – PI que deram dicas de grafite e música hip-hop; a educadora popular Alaíde e o jovem Jonas Oliveira, de Itainópolis-PI. 


      Durante toda a manha houve uma Oficina ministrada pela Secretária Municipal de Cultura, Maria Cândida, com diversos jovens ligados aos mais variados segmentos de nosso município onde estes sem rodeios discutiram de peito aberto os principais problemas que a juventude sãojuliãoense tem enfrentado desde o uso de bebidas alcoólicas a outras drogas mais pesadas como a maconha.
      Ao meio dia teve uma pausa para o almoço que foi servido lá mesmo no local e a tarde os jovens participaram da segunda Oficina que foi ministrada pelo jovem Júnior Sá, Coordenador do Grupo de Jovens JUPROC, e atual representante da PJ da Paróquia de Fronteiras. O tema abordado pelo mesmo não fugiu do contexto em que já se encontravam, porém, acrecentou novos assuntos como a Violência e o Extermínio de Jovens, tomando como base a Campanha Nacional das Pastorais da Juventude, e abrindo com ela uma série de discursões e trabalhos que duraram toda a tarde.



      Há noite foram realizadas várias atividades culturais como peças de teatro, apresentações de dança, São Gonçalo, capoeira e música.
      De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Maria Cândida, "o evento foi um sucesso e o que mais a surpreendeu foi a enorme participação de nossos jovens bem como a riqueza de informações que estes trocaram ao longo das atividades, algo realmente de grande valia para todos".

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:









POR: Júnior Sá

Zonal III: DNJ reúne cerca de 500 jovens em Pio IX


      Na “certeza de que a juventude quer, a juventude pode”, cerca de 500 jovens se reuniram  no último domingo, 06, na Paróquia de Pio IX para celebrar o Dia Nacional da Juventude - DNJ. O encontro contou com a participação de grupos de jovens da comunidade de São Julião,  Pio IX e Fronteiras, que  juntas forma o Zonal III.
      O DNJ teve início às 7h30 com o café da manhã e a mística de acolhida, em seguida teve início uma caminhada pelas ruas da cidade com duas paradas; uma refletindo a campanha contra a violência e extermínio de Jovens e a outra sobre as mulheres protagonistas da nossa história.
      Às 9h foi celebrada a Santa Missa no colégio Franscisco Suassuma, presidida pelos párocos do Zonal, Pe. Feliciano dos Santos Dias e Pe. Antonio Mendes. Após a Missa, a juventude cantou e dançou ao som da banda Sementes de Restauração, formada por jovens de Picos. O almoço foi servido ao meio dia nas famílias da comunidade.
     A partir das 14h teve início a Gincana Interativa, que abordou a temática do DNJ, “O Protagonismo Feminino”. Segundo a organização do evento, o gincana teve como objetivo desenvolver os dons artísticos da juventude como desenho, teatro, dança, brincadeiras, paródias, entre outros, encerrado com um show da banda Sementes de Restauração.
    De acordo com a Ir. Liliane Oliveira, Assessora da PJ na Diocese, este foi um dia de “alegria, festa, oração, animação, sonhado e organizado pelos coordenadores paroquias da PJ do zonal III”. Para a Ir. Liliane a realização do DNJ foi possível graças ao apoio afetivo e efetivo dos parócos, assessores diocesanos da PJ, direção de escolas, entre outros.

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS:














FONTE: DIOCESE DE PICOS / IR. LILIANE.

São Julião se prepara para festejar Nossa Senhora da Conceição


      A Comunidade de São Julião - PI, se organiza para os festejos de Nossa Senhora da Conceição, que acontece entre os dias  29 de novembro à 08 de dezembro. A festa acontece há 138 anos.

     Em 2011 a festa traz como tema: “Mãe da Conceição, reflexo do coração de Deus”, com base na Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Segundo o membro do Conselho Pastoral, Júnior Sá, logo que se inicia o mês de novembro, os corações dos devotos se enchem de alegria devido ao período de fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição.
     “Este ano não poderia ser diferente, já que a cada dia que passa a nossa fé em Deus só aumenta” ressaltou Júnior Sá, Vice-coordenador do Conselho Pastoral Comunitário.

     Os animadores da comunidade convidam todos a participarem dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição.

PROGRAMAÇÃO

1ª NOITE: terça-feira – 29/11/2011
04:00hs: Alvorada Festiva.
12:00hs: Ofício.
16:00hs: Caminhada Penitencial (Mandacarú – São Julião).
19:00hs: Novena-Missa
Sub-tema: Maria: Coração transbordante de Paz!
Noitário: Comunidades de Mandacaru e Vila Nova do Piauí.
Celebrante: Pe. Antônio Mendes.
Bênção: Povo em geral.

2ª NOITE: quarta-feira – 30/11/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração acolhedor da Palavra!
Noitário: Comunidade de Alagoinha do Piauí
Convidados: Terço dos Homens.
Celebrante: Pe. Ferdiran (Marcolândia).
Bênção:Terços.

3ª NOITE: quinta-feira – 01/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração inspirador da missão!
Noitário: Comerciantes e os Poderes.
Celebrante: Pe. Carlos Danilo (Betânia).
Bênção: Objetos inerentes à profissão.

4ª NOITE: sexta-feira – 02/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
09:00hs: Missa dos Idosos e Doentes.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração proclamador da misericórdia!
Noitário: Apostolado da Oração e Pastoral da Pessoa Idosa.
Celebrante: Dom Plínio (Bispo de Picos).
Bênção: Imagens de devoção.

5ª NOITE: sábado – 03/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração que partilha!
Noitário: Comunidade de Fronteiras.
Convidados: Terço das Mulheres.
Celebrante: Pe. Antônio Mendes.
Bênção: Água.

6ª NOITE: domingo – 04/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração dedicado ao amor!
Noitário: Pastoral da Juventude, Pré-Jovem e Crismandos.
Celebrante: Pe. Antônio Mendes.
Bênção: Jovens.

7ª NOITE: segunda-feira – 05/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração servidor e educador da fé!
Noitário: Saúde e Educação Municipal e Estadual.
Celebrante: Pe. Espedido (Jaicós).
Bênção: Instrumentos de trabalho.

8ª NOITE: terça-feira – 06/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração gerador da vida!
Noitário: Famílias e Catequese.
Celebrante: Pe. Antônio Mendes.
Bênção: Crianças.

9ª NOITE: quarta-feira – 07/12/2011
06:00hs: Oração da Manhã.
12:00hs: Ofício.
17:30hs: Programa de rádio.
19:00hs: Novena-Missa.
Sub-tema: Maria: Coração que evangeliza!
Noitário: Comunidades, Bairros e Filhos da Terra.
Celebrante: Pe. Mairton (Paulistana).
 Bênção: Bíblias.
APÓS A MISSA: Tradicional Leilão.

FESTA SONELE: quinta-feira – 08/12/2011
08:00hs: Missa Solene da Festa à Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Celebrante: Pe. Antônio Mendes.
Após a Santa Missa procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade, e em seguida Benção do Santíssimo Sacramento.
Responsáveis: Pastoral do Dízimo e Conselho Pastoral Comunitário.


Nota aos Internautas!!!

      Caros internautas, pedimos desculpas pelo longo período em que pasamos sem fazer nenhuma postagem.
       Estimamos muito a sua constante presença como visitante do nosso blog e por isso estamos aqui novamente, aserviço da boa notícia, e claro, de sempre manter-lhes informados de tudo o que acontece na nossa Igreja.

       Grato pela compreensão,

A redação.