quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PJ de São Julião participa de encontro de formação jovem da RECID


       Foi realizado durante todo o dia de sábado, 12, na U E. Joviano Maximino de Alencar do bairro Vila São Jorge em São Julião – PI um encontro com vários jovens do município, dentre eles alguns representantes da Pastoral da Juventude do município. O evento foi denominado de Encontro da Juventude, e trouxe como tema: VIOLÊNCIA E DROGAS NA JUVENTUDE: DESCONTRUINDO FALSAS IMAGENS E RECONHECENDO DEMANDAS.
      O evento faz parte de uma parceria da Pastoral da Juventude de São Julião, Secretaria de Cultura e a RECID - Rede de Educação Cidadã e tinha como principal objetivo diagnosticar o perfil e a realidade da juventude sãojuliãoense de modo que a informação e o conhecimento possam promover atividades realmente sadias, colocando estes jovens bem distantes da violência e das drogas.

      Participaram como colaboradores do evento o coordenador popular da RECID, Lucas Araújo, os grafiteiros Ted Red e Naldo de Picos – PI que deram dicas de grafite e música hip-hop; a educadora popular Alaíde e o jovem Jonas Oliveira, de Itainópolis-PI. 


      Durante toda a manha houve uma Oficina ministrada pela Secretária Municipal de Cultura, Maria Cândida, com diversos jovens ligados aos mais variados segmentos de nosso município onde estes sem rodeios discutiram de peito aberto os principais problemas que a juventude sãojuliãoense tem enfrentado desde o uso de bebidas alcoólicas a outras drogas mais pesadas como a maconha.
      Ao meio dia teve uma pausa para o almoço que foi servido lá mesmo no local e a tarde os jovens participaram da segunda Oficina que foi ministrada pelo jovem Júnior Sá, Coordenador do Grupo de Jovens JUPROC, e atual representante da PJ da Paróquia de Fronteiras. O tema abordado pelo mesmo não fugiu do contexto em que já se encontravam, porém, acrecentou novos assuntos como a Violência e o Extermínio de Jovens, tomando como base a Campanha Nacional das Pastorais da Juventude, e abrindo com ela uma série de discursões e trabalhos que duraram toda a tarde.



      Há noite foram realizadas várias atividades culturais como peças de teatro, apresentações de dança, São Gonçalo, capoeira e música.
      De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Maria Cândida, "o evento foi um sucesso e o que mais a surpreendeu foi a enorme participação de nossos jovens bem como a riqueza de informações que estes trocaram ao longo das atividades, algo realmente de grande valia para todos".

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:









POR: Júnior Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário