quarta-feira, 8 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DA SEMANA DA CIDADANIA 2011

Grupo de Jovens JUPROC

A Pastoral da Juventude da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição - São Julião-PI, realizou entre os dias 29 de maio à 04 de junho, a Semana da Cidadania 2011. O evento foi realizado com sucesso graças a participação de boa parte da juventude do município e claro o grande empenho do Grupo de Jovens JUPROC - Juventude Protagonista de Cristo, que irá ficar marcado na história pelo maravilhoso trabalho desenvolvido, até mesmo por ter sido a única Pastoral da Juventude da Diocese de Picos à realizar uma semana completa alusiva à Semana da Cidadania.

Abertura

A programação se iniciou no domingo dia 29/05, em que durante todo o dia os jovens permaneceram reunidos na U.E.: Joviano Maximino de Alencar, onde foi feito a abertura e apresentação da Semana da Cidadania, debate sobre o tema: "Natureza e Pessoa: Obra criadora de Deus", aprofundamento bíblico e oficinas abordando temas como Meio-ambiente, drogas e violência no contexto da vida dos jovens, logo em seguida os jovens participaram das oficinas de trabalho e ao retornarem a tarde alguns jovens participaram de algumas apresentações musicais. Na parte da noite houve exibição do filme "A procura da Felicidade" em praça Pública.


Abertura

Abertura

Abertura

Debate sobre o tema: "NATUREZA E PESSOA: OBRA CRIADORA DE DEUS"

Oficinas

Apresentações Musicais

Exibição do filme "A procura da Felicidade"


Na segunda-feira dia 30/05, os jovens da Pastoral da Juventude visitaram pela manhã e tarde algumas escolas da rede municipal e estadual de ensino, e em algumas realizaram Mini-palestras de conscientização sobre o combate as drogas, e a noite em frente a Igreja Nossa Senhora da Conceição houve uma Palestra com a Assistente Social Aryane que falou sobre "As drogas na vida dos Jovens".

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Palestra com a Assistente Social Aryane

Assistente Social Aryane e jovens da PJ

Na terça-feira dia 31/05, prosseguiu durante todo o dia as visitas as escolas e as Mini-palestras. Já na parte da noite, houve uma Noite Cultural com apresentações de Capoeira, Dança, Música e Teatro, também aberto a todo o povo em geral.

Mini-palestra nas escolas

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Na manhã da quarta-feira dia 01/06, aconteceu na Biblioteca Pública Municipal o Concurso de Poesia e Desenho com o tema: "Juventude, presente e futuro".

Concurso de Desenho e Poesia

Já na parte da tarde a caravana do Grupo de Jovens visitou o Povoado Fujona e lá realizou distribuição de panfletos sobre drogas, visitou escolas e por fim o Coordenador Júnior Sá, ministrou uma palestra na Igreja de São Pedro com o tema: “DAS ENTRANHAS DA MÃE TERRA BROTAM AS AÇÕES DE RESISTÊNCIA” e também abordou o Combate às drogas. A noite houve uma Palestra em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição com o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente – como tema “Bullyng”.

Visita ao Povoado Fujona

 Visita ao Povoado Fujona

Visita ao Povoado Fujona

Visita ao Povoado Fujona

Palestra com o Conselho Tutelar

       A quinta-feira dia 02/06, foi iniciada com muito trabalho para os jovens que fazem o JUPROC, pois os mesmos fizeram a conscientização sobre drogas e distribuíram panfletos por todas as ruas da cidade, um trabalho que encerrou-se ao meio dia.

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Já na parte da tarde os mesmos fizeram uma visita ao Povoado Mandacaru, e promoveram uma palestra na Unidade Escolar Antônio Rodrigues com o tema: “PLANTANDO SONHOS PARA CHEGAR À NOVA TERRA”, onde o Coordenador Júnior Sá,  destacou importância de construímos hoje um mundo em que respeitamos o meio ambiente, um mundo sem drogas, violência e extermínio de jovens, tentando imaginar o que queremos ver no amanhã. A noite foi de grande público na praça da Igreja Matriz para assistir o Filme “Diário de um Adolescente”.

Visita ao Povoado Mandacarú

Visita ao Povoado Mandacarú

Visita ao Povoado Mandacarú

Exibição do Filme "DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE"

Na sexta-feira dia 03/06, foi a vez dos jovens desenvolveram suas habilidades no esporte. Na parte da manhã ocorreu o Torneio de Futsal Feminino, e a tarde o Masculino, ao todo participaram do torneio pelo menos 70 jovens, nas idades de 12 à 17 anos. A noite a Pastoral da Juventude de São Julião, exibiu para toda a comunidade o Filme “II Via Sacra Jovem”, protagonizado pelos mesmos na Semana Santa.

Torneio de Futsal Feminino

Time vencedor do Futsal Feminino (Palmeiras)

Torneio de Futsal Masculino

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 14 (Vila Real F.C.)

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 17 (Inacreditável F.C.)

No último sábado dia 04/06, os jovens participaram às 09:00h de uma caminhada de mobilização da juventude com o tema: “Um passo pela vida”, nela exibiam faixas e cartazes mostrando os sonhos e anseios da juventude de São Julião, o destino final da caminhada foi a Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar, onde foi dado continuidade ao dia com uma Palestra com o Juiz de Direito da Comarca de Fronteiras – Dr. Marcos Antônio que prestou muitos esclarecimentos e ajudou a ampliar o Combate às Drogas, a Prostituição, a Violência e o Extermínio de Jovens, tendo também aberto o espaço onde todos os presentes puderam perguntar e questionar sobre o tema apresentado.

Caminhada "Um passo pela vida"

Caminhada "Um passo pela vida"

Palestra com o Juíz - Dr. Marcos Antônio

Palestra com o Juíz - Dr. Marcos Antônio

Jovens da PJ juntos às autoridades

A tarde, o retorno aconteceu às 14:00h, com o dinâmica e uma mesa redonda com o tema: “Protagonismo Juvenil”, as pessoas convidadas a participar da mesma foram a Coordenadora de Educação Municipal - Maria Cândida, a Assistente Social - Aryane e a Assessora da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos - Irmã Lilyane.

Participantes da Mesa Redonda

Irmã Liliane - Assessora da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos

 Logo em seguida, aconteceu a entrega dos prêmios aos vencedores da Poesia (1º Lugar – Maria Valéria | 2º Lugar – Luisa Thayná | 3º Lugar – Ana Paula), do Desenho (1º Lugar – Marcondes | 2º Lugar – Fábio Henrique | 3º Lugar – Larissa), do Futsal Feminino (Vencedor: Palmeiras – Artilheiro: Luzia) e do Futsal Masculino (SUB 14: Vila Real – Artilheiro: João Marcos | SUB 17: Inacreditável F.C. – Artilheiro: Matheus).

Jovens que foram premiados do Futsal, desenho e Poesia.

Entrega de Prêmios

1º Lugar de Poesia - Maria Valéria

1º Lugar de Desenho - Marcondes Carvalho

Time vencedor do Futsal Feminino - Palmeiras

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 14 - Vila Real F.C.

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 17 - Inacreditável F.C.

Logo após a entrega dos prêmios o Coordenador Júnior Sá, fez a avaliação da Semana da Cidadania, colocando em destaque os pontos positivos e negativos, as dificuldades encontradas e as conquistas atingidas com o trabalho desenvolvido. Para fechar a Semana da Cidadania, às 17:00h foi celebrado a Santa Missa pelo Pe. Antônio Mendes - Pároco da Paróquia de Fronteiras.

Avaliação da Semana da Cidadania

Avaliação da Semana da Cidadania

Missa de Encerramento

Missa de Encerramento

Júnior (Picos), Júnior Sá, Pe. Antônio Mendes,
Robério (Coordenador Diocesano da PJ) e Jenilson (Picos)

Vale resaltar a presença da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude durante todo o dia deste sábado: o Coordenador Diocesano da PJ –Robério Portela, e os membros da Pastoral da Juventude da Paróquia de nossa Senhora dos Remédios, Júnior e Jenilson, bem como a presença do Prefeito Municipal De Assis, a Primeira Dama Clautides e a Secretária de Educação Cleony, e vieram prestigiar o evento e conferir de perto este momento marcante para o município de São Julião, em que a Juventude é tão bem representada pelos Jovens que fazem a Pastoral da Juventude da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, na busca de ter uma juventude unida e forte, que caminha com Cristo e direção a “Civilização do Amor”.

Robério Portela (Coordenador Diocesano da PJ)

Prefeito De Assis, Assistente Social Aryane, 1ª Dama Clautides e Sec. Mun. de Educação Cleony


POR: PASCOM - São Julião-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário