quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festejos de Fronteiras começam nesta Terça, dia 30


A Paróquia de Fronteiras-PI, se prepara para iniciar nesta terça-feira dia 30 de Agosto a 101ª Festa em honra à Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Este ano todos são convidados a refletir sobre o tema: Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, reflexo do amor de Deus e o lema: O sim de Maria em favor da Vida no Planeta. Para todos os paroquianos este é um tempo forte de evangelização, celebração da fé e vida, compromisso, partilha, comunhão e participação de toda a comunidade.

Estamos apresentando a programação, para que o anuncio da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chegue a todos e em todos os lugares. Portanto, divulgue essa boa notícia!



CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO



POR: Júnior Sá.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pastoral da Juventude realiza formação da Trilha nas paróquias


A Coordenação Diocesana da PJ realizou a formação do novo material que a Pastoral da Juventude Nacional lançou para ser trabalhado nos grupos de Base "Na trilha dos grupos de Jovens",que  foi produzido pela CAJU (Casa da Juventude) Trata-se de uma coleção de 06 livros, abordando a temática dos lugares teológicos que Jesus Viveu (Belém, Nazaré, Samaria, Betânia, Jerusalém e Emaús), acompanhando todo o processo de formação dos grupos de Jovens, desde a nucleação até a militância.

Paróquias de Fronteiras e Pio IX
O encontro de formação de lideranças sobre a pastoral da Juventude e a  trilha ocorreu durante toda a  manhã do dia 20/08, sábado, no Salão Paroquial de Fronteiras com todos os grupos de Jovens das duas paróquias que compõem o Zonal III. Assessorado pela Ir. Liliane, o encontro de formação contou com a presença de 11 grupos de jovens: Juproc, Junsc, Jucrif, Jmc, Jucaf, Juc, Junsf, Jupp, Jcv e comunidades de Caboclo e Paulo Freire que ainda estão escolhendo os nomes. Depois da Formação da trilha foi planejado pelos Jovens coordenadores dos grupos o DNJ em nível de Zonal, marcado para o dia 06 de novembro em Pio IX.

Paróquia de Ipiranga
A formação da Trilha Aconteceu durante todo o dia 21/08 no Salão Paroquial do município de Dom Expedito Lopes, Assessorado por Luclécio Feitosa (assessor diocesano) e Bruno Luz (Coordenador paroquial do Bairro São José). O encontro contou com a presença de 05 comunidades, em três já havia grupo de jovens e outras estão no intuito de formar novos grupos. Além de fazer a formação especial da Trilha, também os assessores também desenvolveram os temas, "Pastoral da Juventude" abordando a história, organização, atividades, opção pelos pobres de jovens; "Como organizar e manter um grupo de Jovens" destacando a conjuntura atual, as fases do grupo de jovens, dimensões a serem trabalhadas; "Mandamentos do bom Coordenador" mostrando 10  orientações para a pessoa do coordenador; e o material "Na Trilha do Grupo de Jovens" apresentando-o e repassando as partes técnicas de como utilizá-lo, além das orações e dinâmicas.


Paróquia de Simões
A formação para os jovens coordenadores dos grupos também aconteceu no último domingo, dia 21 de agosto no Salão Paroquial Simões durante todo o dia. O encontro foi assessorado por Robério Portela (Coordenador Diocesano), Júnior e Patrick (assessores Diocesanos da Catedral), reunindo os grupos de Simões e Marcolândia. Este Encontro teve o intuito de reanimar o grupo da Sede de Simões, o JUCRI, promover a interação entre os grupos e promover a formação da Trilha.

Os Assessores da PJ também destacaram força de vontade dos jovens de todas as paróquias que visitaram para fazer esta formação, percebendo que os encontros estão ajudando no fortalecimento da Pastoral. Assim, esperam chegar com este novo material a todos os grupos de base da Diocese de Picos e desta forma articular uma formação em conjunto.  Também se alegaram ao ver o empenho dos jovens coordenadores na evangelização da juventude, tendo em vista que todos são bem jovens, e para a maioria atuar como liderança ainda é algo novo.

Fonte: Ir. Liliane Oliveira

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cruz da JMJ 2013 e Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil em setembro


MADRI - No próximo dia 18 de setembro, o Brasil recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013, conforme anunciou oficialmente o papa Bento XVI ao encerrar a Jornada em Madri. A Cruz será recebida pela arquidiocese de São Paulo de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.
A Comissão da arquidiocese de São Paulo, organizadora do evento, preparou uma grande festa para acolher a Cruz, que chegará às 16h ao Campo de Marte, em São Paulo. Uma missa será celebrada às 16:30h, seguida de show.
De acordo com a Comissão, o objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da JMJ e do roteiro de peregrinação da Cruz preparado para o período de 2011 a 2013.
Um grande show católico reunirá vários cantores ao longo de todo o dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Campo de Marte, aguardando a chegada da Cruz, que ficará no Estado de São Paulo até 31 de outubro, seguindo para Belo Horizonte (MG), onde chegará no dia 19 de novembro para a peregrinação nas diocese do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo).
Neste Regional, a Cruz ficará durante o mês de novembro. A última parada da Cruz antes de ir para o Rio de Janeiro será no Vale do Paraíba, em março de 2013.

Fonte: CNBB
Imagem: Twitter

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Missa do Dízimo será neste Sábado 20/08/2011




A Pastoral do Dízimo se reúne na noite deste sábado dia 20 de agosto de 2011, para mais uma celebração do Dízimo. A missa será realizada às 19:00h na Igreja Nossa Senhora da Conceição.          

Portanto, participe você também.


            Dízimo é partinha!

ESPIRITUALIDADE: Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Assim será o nosso fim
O homem moderno em meio aos avanços técnicos e científicos tem encontrado respostas para muitas de suas perguntas, no entanto, quando se trata da morte, se sente...


FONTE: Blog do Seminarista Wagner
Acesse: http://wagnerteo.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PJ participa do Encontro de Protagonismo Juvenil


A Pastoral da Juventude de São Julião participou na tarde desta Segunda-feira dia 15 de agosto, de um Encontro que reuniu a juventude estudantil das escolas municipais do município para tratar do tema Protagonismo Juvenil. O convite para a participação no vento partiu da equipe organizadora, sendo no caso as Secretarias Municipais de Educação e Cultura.


O evento jovem tem o intuito de interligar as escolas municipais através de palestras e apresentações artístico-culturais com o fim de despertar na juventude sãojuliãoense o gosto por atividades culturais.


Todas essas atividades foram realizadas na U. E. Joviano Maximino de Alencar, no bairro Vila São Jorge, onde houve várias apresentações, com destaque para a dupla de violeiros da cidade de José de Freitas do Piauí, Jefferson e Jairo e pro grupo de teatro de São Julião - PI que interpretaram a peça “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna. Ainda no roteiro de apresentações todos acolheram ao Grupo de Jovens JUPROC que trouxe a todo o público presente coreografia, textos reflexivos, e muita descontração estimulando tambem a participação dos mesmo e encentivando-os na busca incessante pela paz.








POR: Júnior Sá




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paróquia de Pio-IX realiza Mini-Missão Jovem


Foi em meio a Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, Padroeira da cidade, que a Paróquia de Pio-IX realizou no último sábado dia 13 de agosto de 2011 uma Mini-Missão Jovem com o Tema: “Jovens em Missão, Semente de Transformação!”. O objetivo principal da missão era despertar a juventude piononense para a causa da Pastoral da Juventude, bem como aproximá-los de Cristo por meio da Igreja. A paróquia de Pio-IX contou com a ajuda de jovens Pjoteiros vindos das cidades de São Julião e Fronteiras as quais também são integrantes do Zonal III.



As atividades foram iniciadas logo cedo às 7:30h no Centro Pastoral, onde aconteceu a acolhida aos missionários vindos das outras cidades, assim como também das comunidades do interior do município. Depois da acolhida foi servido o café da manhã e em seguida assessorado pela Irmã Liliane, Calvariana que hoje atua na Diocese de Picos como Assessora da Pastoral da Juventude, houve a Oração de Acolhida e envio dos missionários, onde cada jovem pode adentrar nos lares das famílias que habitam a cidade de Pio-IX, levando a elas a Boa Nova de Jesus Cristo e conhecendo um pouco suas realidades. As visitas foram concluídas ao meio-dia.







Já na parte da tarde, o retorno ao Centro Pastoral aconteceu às 14:00 hs, onde foi feito uma avaliação da visita missionária, mostrando pontos positivos e negativos e claro, os tantos desafios encontrados. Logo depois todos saíram em procissão até a Igreja Matriz onde passaram o restante da tarde num caloroso encontro com toda a juventude presente, que foi animado pela Banda da PJ da Paróquia do Junco de Picos-PI, encerrando-se por volta das 17:00 hs. Só que a programação não foi finalizada aí, pois a noite aconteceu o momento mais importante, em que todos puderam participar da Celebração Eucarística no Novenário da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, a Celebração foi animada pela Juventude e pelas Comunidades.



Para os jovens que ali se fizeram presente esta foi uma experiência renovadora de sua missão como jovens missionários de Cristo, já que a participação dos mesmos só fortaleceu cada vez mais a sua caminhada como força da Igreja, fazendo com que cada vez mais cheguemos mais perto da “Civilização do Amor”. E como bem ressaltou a Irmã Liliane, “foi chamada de “Mini-Missão” não pela quantidade de participantes nem pela forma que se expandiu, mas, sim por ter sido realizada em curto período”.


POR: Júnior Sá.



Diocese de Picos e Rádio Cultura FM lançam novos sites


A Diocese de Picos e a Rádio Educativa Cultura FM lançaram na manhã de segunda-feira, 15, os seus novos sites. O lançamento aconteceu no ponto de apoio da Rádio, que na oportunidade comemorou 4 anos de fundação.

A Rádio Cultura permanece com o mesmo endereço www.culturadepicos.fm.br, e agora está integrada aos sites da Rede Católica de Rádios. A página também inovou com a interação, os internautas podem se comunicar através das redes sociais, clique no link acima e confira as novidades.

A Diocese de Picos além de mudar a sua página, também mudou de endereço, o site agora pode ser acessado pelo domínio www.dp15.com, que traz integrado uma página para Web TV, disponível no banner TV Diocese. Além disso, conta com outros atrativos como as redes sociais Twitter, Facebook e Flickr, bem como blogs das paróquias e a Web Rádio.

Durante o lançamento a jornalistas Jakeline Leal juntamente com o estagiário Francisco Rodrigues falaram sobre as novas características da página da Cultura FM, destacando o novo layout e a maior interatividade.

Na apresentação do site da Diocese, o Pe. Carlos Danilo destacou que esta inovação é uma oportunidade de ficar mais próximo das pessoas, “queremos a Igreja em todos os lugares, com todas as pessoas e em todos os momentos, gerando mais interatividade e mobilidade para os que navegam na rede. A nossa proposta é levar Jesus Cristo e a sua Igreja para o lar, para o trabalho e para a vida das pessoas”, afirma.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reflexão segundo as leituras do XIX Domingo do Tempo Comum

A voz de Deus em meio às realidades de nosso tempo
O mês de agosto é visto na tradição popular como o mês do desgosto, do azar, dos...

POR: Wagner Carvalho
Seminarista do 4º Ano de Teologia

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Diocese de Picos lança novo site no dia 15 de agosto


A Diocese de Picos lançará no dia 15 de agosto o seu novo site: moderno, leve e cheio de novas ferramentas. O lançamento será após a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade e da Diocese de Picos e juntamente com os eventos alusivos ao aniversário de 4 anos da Rádio Educativa Cultura FM.

Entre as novidades está mais espaço para notícias e artigos, blogs com notícias das paróquias e áreas pastorais, integração com as redes sociais Twitter, Facebook, Youtube e Flickr, áudios arquivados em podcast, que podem ser ouvidos a qualquer momento, arquivos para download, além da Web Rádio e da Web TV, duas ferramentas que prometem revolucionar os nossos eventos a partir das transmissões ao vivo.

No dia 15 de agosto os filhos de Picos que moram em outras cidades, estados e até outros países poderão assistir em tempo real pela internet a Missa Solene de Nossa Senhora dos Remédios ás 7h da manhã e a Missa de Dedicação da Catedral às 16h.

O novo site também contará com um sistema de newsletter, deixando os internautas por dentro de todas as novidades publicadas na página com boletins direcionados para o e-mail cadastrado.

As matérias que já foram publicadas no site atual estarão disponíveis no novo site, assim, os internautas poderão relembrar todos os eventos que foram noticiados pela Pastoral da Comunicação desde agosto de 2009 até agosto de 2011.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festejo de N. Srª. do Patrocínio de PIO-IX, começa no próximo sábado

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX celebra no período de 06 a 15 de agosto de 2011 o novenário em honra de sua Padroeira. Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade este ano será refletido o tema "Com a proteção da Virgem do Patrocínio, somos convidados a defender a vida".

A programação tem início no dia 6 de agosto às 5h30 da manhã com uma oração e hasteamento da bandeira, a programação segue diariamente com uma oração da manhã no mesmo horário, Ofício de Nossa Senhora às 12h na Igreja Matriz e a Santa Missa às 19h30.

De acordo com o Pe. Feliciano Dias, este período é também uma oportunidade para reavivar a adesão e viver como Discípulos de Cristo no compromisso de uma vida de serviço e missão, sendo um tempo forte de evangelização e participação na vida de todos os filhos de Pio IX.

Confira abaixo a programação:

06 /08/2011 (Sábado)Leituras: Dn 7,9-10.13-14 ; Sl 96; Mt 17, 1-9.
05:30 h  - Oração e Hasteamento da Bandeira
10:00 h - Batizados
15:00 h - Confissões
19:00 h. - Celebração Eucarística
Pregador - Pe. Miguel Feitosa (Monsenhor Hipólito)
Novena/Missa : Fronteiras.

07/08/2011 (Domingo)Leituras: 1Rs 19,9.11-13; Sl 84; Rm 9,1-5; Mt 14, 22-33.
19:00h - Celebração Eucarística
Pregador - Pe. Espedito Antº. de Oliveira (Jaicós)
Novena/Missa: Pastorais da Catequese, da Criança, do Dízimo e da Pessoa Idosa.

08/08/2011 (Segunda)Leituras: Dt 10,12-22; Sl 146; Mt 17, 22-27.
19:00h. - Celebração Eucarística
Pregador - Pe. Antonio Cristo de Oliveira (Patos -PI)
Novena/Missa: - Sec. Municipal de Educação, Sec. Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Municipais, SINTE, Supervisão de Ensino, Escolas Estaduais e Autoridades.

09/08/2011 (Terça)Leituras: Dt 31, 1-8 ; Cant. Dt. 32, 3-4.7-9.12; Mt 18, 1-5.10.12-14
09:00 h às 11:00 h - Confissões
19:00h - Celebração Eucarística
Pregador: Pe. Francisco de Assis Sousa
Novena/Missa e Quermesse: Legião de Maria, Fórum, Cartórios, Secretaria de Fazenda, Agespisa, Banco do Brasil, Cepisa e Correios.

10/08/2011 (Quarta)Leituras: 2 Cor 9,6-10; Sl 111; Jo 12, 24-26
05:30h - Oração da Manhã (Equipe do dia)
19:00h - Celebração Eucarística
Pregador - Pe. Sebastião Francisco dos Santos (Ipiranga)
Novena/Missa e Quermesse: Pastoral Familiar e Casais

11/08/2011 (Quinta)Leituras: Js 3,7-10.11.13-17; Sl 113; Mt 18,21-19.
05:30h - Oração da Manhã (Equipe do Dia)
19:00h  - Celebração Eucarística
Pregador: Pe. João Pereira de Sousa
Novena/Missa e Quermesse: Apostolado da Oração, Terço dos Homens e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

12/08/2011 (Sexta)Leituras: Js 24, 1-13; Sl 135; Mt 19, 3-12.
05:30h -   Oração da Manhã (Equipe do Dia)
09:00 h às 11:00 h - Confissões
18:30h - Carreata (Concentração Br.Mutirão)
18:50h - Benção dos Veículos/Motos (Adro da Igreja)
19:00h  - Celebração Eucarística
Pregador: Pe. Sérgio Leal de Moura
Novena/Missa e Quermesse: PASCOM, Rádio Umbuzeiro FM, Comerciantes, Motoqueiros e Motoristas.

13/08/2011 (Sábado)Leituras: Js 24, 14-29; Sl 15; Mt 19, 13-15
05:30h -  Oração da Manhã (Equipe do Dia)
08:00h - Leilão do Bicho Vivo (Praça da Igreja)
Pregador: Pe.Feliciano dos Santos Dias
19:00h - Celebração Eucarística
Novena/Missa e Quermesse: Comunidades do Interior e   Jovens (Missa Campal)

14/08/2011 (Domingo)
Leituras: Is 56,1.6.-7; Sl 66; Rm 11,13-15.29-32; Mt 15, 21-28.
05:30h - Oração da Manhã (Equipe do dia)
20:30h - Leilão de Nossa Senhora
Pregador: Dom Plínio José Luz da Silva 
Novena/Missa: Mãe Rainha, Grupo de Cantos
Quermesse: Pastorais da Catequese, da Criança, do Dízimo e da Pessoa Idosa.

15/08/2011 (Segunda)Assunção de Maria e Festa de N.Sra. do Patrocínio
Leituras - Ap.11,19; 12,1.3-6.10;
              1Cor. 15, 54-57;  Sl 44 (45)  Lc.1,39-56
09:00h - Missa Solene da Festa
Pregador - Pe. Feliciano dos Santos Dias e Antonio Mendes
Animadores - Equipe de Liturgia e Setores da Cidade
17:00h -  Procissão de Encerramento da festa.
Todos os dias às 12:00 h
Ofício de Nossa Senhora na Matriz.


FONTE: PASCOM - PIO-IX.

ROMARIA DA TERRA E DA ÁGUA


Romeiros de todo Piauí estiveram reunidos em Campo Maior nos dias 30 e 31 de julho por ocasião da 12ª Romaria da Terra e da Água, o evento é uma realização da CNBB Regional Nordeste IV juntamente com as Pastorais Sociais.

Saída de Picos

A Romaria teve como tema "Salvar a terra e a Água é Salvar a Vida". A Diocese de Picos participou ativamente com a presença de 268 romeiros, entre eles o Bispo Diocesano, dom Plínio José, padres, religiosas, seminaristas e leigos. As 3h da manhã a caravana da Diocese já estava reunida no CTD, onde houve a bênção e envio para Campo Maior, lá os romeiros foram acolhidos com alegria.

Seminários em Campo Maior

Na tarde de sábado os romeiros participaram de seminários temáticos nas seis paróquias sediadas em Campo Maior, em seguida de um momento de espiritualidade. Às 18h cerca de 10 mil pessoas se reuniram em torno do Açude Grande para o abraço solene, simbolizado a necessidade de preservação e de iniciativas que visem à despoluição do açude que um dia foi fonte de renda e de abastecimento do município.

Em seguida participaram da tribula livre e de um show com Zé Vicente. Às 5h da manhã os romeiros se reuniram para uma grande Missa de envio, com a presença de todos os bispos do Regional NE IV.





FONTE: PASCOM - Diocese de Picos


Padres Italianos visitam a Diocese de Picos


A Diocese de Picos está recebendo desde o dia 28 de julho a visita dos padres italianos Giuseppe Piscina, Mauro Bianchi e Giuseppe Illica, do diácono permanente Roberto Porcari e mais quatro leigos.


Na manhã desta segunda-feira os padres e diácono celebraram com dom Plínio José, em seguida o Bispo Diocesano partilhou um pouco da experiência na Diocese de Picos e da Rádio Educativa Cultura FM, em seguida os visitantes conheceram as novas instalações da Cúria Diocesana, Chancelaria, Comunicação e sala do Vigário Geral.


Durante 11 anos os padres Mauro Bianchi e Giuseppe Illica trabalharam na Diocese de Picos servindo respectivamente às paróquias São Francisco de Assis,no Bairro Junco, e Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX.


Nesta terça-feira os padres Giuseppe Illica, Giuseppe Piscina e o diácono Roberto Porcari viajam para Roraima, onde visitam um projeto da Igreja Italiana.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos.

Inscrições abertas para o concurso Vozes da Igreja


Estão abertas as inscrições para o concurso "Vozes da Igreja", de canções em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Em sua 5ª edição, o concurso, realizado pela Rede Aparecida de Comunicação, traz uma novidade, que é a premiação a de um caro zero quilômetro à paróquia vencedora.

"Outra grande novidade é a nossa ?garota-propaganda?, Dona Jandira, que fez muito sucesso com o público no ano passado e está de volta nesta edição com sua alegria contagiante", conta o padre Josafá Moraes, diretor de programação da Rede Aparecida e diretor do programa Vozes da Igreja.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.vozesdaigreja.com, até dia 23 de setembro, período que inclui a inscrição e o envio de todos os documentos descritos no regulamento.

O "Vozes da Igreja" tem como objetivo principal unir as comunidades paroquiais para que seus músicos mostrem seus talentos e ainda concorram a um prêmio.

A final do concurso será transmitida pela TV Aparecida, no dia 3 de dezembro, com a participação das bandas pré-selecionadas de acordo com as etapas do concurso e atrações musicais do meio católico.

O projeto Vozes da Igreja nasceu a partir do Festival de Música Mariana, promovido pelo Santuário Nacional. Com a vinda do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, decidiu-se fazer um evento de maior repercussão, criando o "Vozes da Igreja".

Dúvidas e informações entre em contato com os organizadores do evento, no endereçovozesdaigreja@tvaparecida.com.br.


Fonte: CNBB