sexta-feira, 22 de julho de 2011

PJ realiza encontro com Jovens da Comunidade de Camaratuba


O Grupo de Jovens JUPROC - Juventude Protagonista de Cristo, visitou neste domingo dia 17 de Julho de 2011 a Comunidade de Camaratuba, localizada à 8 km da sede do município, onde realizou um encontro com a juventude da comunidade.


O encontro foi ministrado pelo Coordenador Paroquial Júnior Sá e teve início às 14:00h com dinâmicas, oração, decontração e muito conversa, principalmente sobre a importância de fazer parte de um grupo de jovens.

Esse trabalho da Pastoral da Juventude de São Julião, já pessiste há algum tempo e tem por objetivo chegar ao mês de setembro com pelo menos 6 (seis) grupos formados na Área Pastoral. O próximo encontro de formaçaõ de um novo grupo será no próximo domingo dia 31 de julho na Comunidade de Catolé.

MAIS FOTOS:







POR: PASCOM - São Julião-PI

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comunidade de São Julião anima festejo de São Bento


Nesta segunda-feira dia 11 de Julho de 2011 a Comunidade de São Julião-PI participou da Missa Solene de Encerramento dos Festejos de São Bento da Comunidade São Bento, da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio,  Pio-IX - PI. Atendendo ao convite feito pela comunidade reuniram-se membros das diversas pastorais da Área Pastoral de São Julião e foram com muita alegria participar da animação desta grande festa.


A Celebração teve início às 09:00 hs da manhã e foi presidida pelo Pároco de Pio-IX, Pe. Feliciano Dias e teve a participação de toda a comunidade com suas Pastorais, bem como pessoas convidades de várias outras localidades.


MAIS FOTOS:










POR: Júnior Sá - PASCOM

domingo, 17 de julho de 2011

Ordenação Presbiteral do Pe. Francisco de Assis Sousa


A alegria esteve presente na face de todos aqueles que assistiram neste domingo, dia 3 de julho, à Ordenação Sacerdotal do Pe. Francisco de Assis Sousa, filho da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras. Alegria por chegar ao fim uma caminhada de preparação para que este pudesse receber o segundo grau do Sacramento da Ordem e tornar-se presença viva e serviço junto ao povo de Deus.


Foram dez anos de preparação até se tornar padre. Em 28 de dezembro de 2010 Francisco de Assis foi ordenado Diácono, servindo durante seis meses à paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco. Neste domingo entrou para a comunidade presbiteral da Diocese de Picos, sendo o quinto padre oriundo da paróquia de Fronteiras.


A Ordenação Sacerdotal teve início às 9h da manhã, foi realizada no Ginásio Poliesportivo da cidade, que ficou repleto de amigos, familiares e comunidades irmanadas pela alegria desta Ordenação, tendo como oficiante dom Plínio José Luz da Silva, Bispo Diocesano de Picos, contando ainda com a presença de dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito da Diocese de Floriano, além de padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Teresina, e Diocese de Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba, bem como da Paróquia de Campo Sales-CE.


Durante a homilia dom Plínio José ressaltou que a partir de hoje o Pe. Francisco de Assis recebe uma vida nova, "assumindo a mesma missão de Jesus, de orientar, dirigir, salvar e servir".




Francisco de Assis foi escolhido e reconhecido pela Igreja como chamado por Deus ao Ministério Ordenado, sendo admitido a estas Sagradas Ordens por meio da oração solene e da imposição de mãos do Bispo Diocesano de Picos.












Após a Liturgia Eucarística o neo-sacerdote foi homenageado pelo Projeto Amigos do Seminário com uma faixa dando as boas-vindas ao novo padre da Diocese. A juventude de Fronteiras homenageou o Pe. Francisco de Assis falando de cada momento de sua vida ao tempo em que montavam um quebra-cabeça com uma foto sua.


O Pe. Feliciano Dias deu as boas vindas represando a Comunidade Presbiteral, e o Pe. Antonio Mendes agradeceu a todos os paroquianos de Fronteiras que há um mês trabalharam incansavelmente para que esta ordenação pudesse ser tão bem organizada.


O Pe. Francisco de Assis ressaltou que os sentimentos marcantes neste momento são os de alegria e gratidão. "Alegria de me sentir confirmado na vocação de discípulo missionário, e a gratidão de ser acolhido no presbitério da Diocese de Picos, chão no qual eu quero servir e me dedicar por amor e vocação, dando a vida por todas as ovelhas que forem confiadas a mim", disse.




COM INFORMAÇÕES DO SITE DA DIOCESE DE PICOS

FIÉIS PARTICIPAM DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


A cidade de São Julião-PI amanheceu nesta quinta-feira dia 23/06, com as ruas mais alegres por causa da ornamentação feita em honra a Solenidade de Corpus Christi. Para a maioria da população isso era algo novo, motivo de muita curiosidade e observação, até porque foi a primeira vez em que se celebrou o dia na comunidade.



Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes e foi introduzida no Calendário Litúrgico pelo Papa Urbano IV, em 1264. A solenidade é a manifestação pública da fé NE esperança de Cristo na Igreja por meio da Eucaristia que é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”.

Na Área Pastoral de São Julião-PI neste ano de 2011, logo ao aparecer dos primeiros raios do sol desta quinta-feira, já se via pelas ruas e principalmente em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, jovens da Pastoral da Juventude fazendo desenhos e produzindo grandiosos tapetes com serragem, folhas, flores e muita tinta colorida, tudo isso para que o Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia tivesse uma digna procissão de Corpus Christi.


A Celebração teve início às 08:00h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e foi presidida pelo Diácono Carlos Danilo, logo em seguida todos saíram em procissão pelas principais ruas da cidade, exaltando e adorando ao Santíssimo Sacramento e por último a Solenidade foi finalizada com a Bênção do Santíssimo da Igreja Matriz.



A Solenidade também foi marcada por ser a última Celebração do Diácono C. Danilo na Comunidade no seu período Diaconal, já que a sua Ordenação Presbiteral aconteceria no dia 02/07 na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos-PI.



POR: Júnior Sá - PASCOM

COMUNIDADE DE SÃO JULIÃO PARTICIPA DOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO BATISTA EM ALAGOINHA DO PIAUÍ


Foi com muita alegria que a Comunidade de São Julião-PI participou neste Domingo dia 19/06 do Novenário da Festa de São João Batista na Área Pastoral de Alagoinha do Piauí. Junto à Comunidade visitante estava o Bispo da Diocese Picos Dom Plínio José que presidiu a Celebração.


A Festa de São João Batista teve início desde o dia 15 e encerrou-se no dia 24/06, e este ano teve como Tema Geral: “São João Batista, precursor de Jesus e defensor da vida” estando também em sintonia com a temática da Campanha de Fraternidade deste ano de 2011.


Essa forma mútua de participação da comunidade de São Julião-PI no festejo, já perdura há muito tempo, pois existe entre os municípios uma certa irmandade em que é partilhada a cada novo festejo dos seus padroeiros.


MAIS FOTOS:

Comunidade de São Julião-PI

Ritos de Comunhão

Liturgia da palavra

Grupo de Canto

Vista atual da igreja após a reforma

Homens saindo com a Imagem de São João Batista para os bairros

POR: Júnior Sá - PASCOM