terça-feira, 14 de junho de 2011

ARTIGO: Santíssima Trindade: Mistério e Comunhão


A Santíssima Trindade é a contemplação de um Deus que é amor e se revela na comunhão. Por isso, o seu mistério não deve ser entendido à luz da simples inteligência como se tratasse de uma fórmula matemática, mas à luz da fé, que por sua vez, exige que nossa mente penetre na sua mais íntima profundidade.

Deste modo, a Santíssima Trindade supera um querer entender apenas de um Deus uno que vive e se manifesta em três pessoas, mas ultrapassa tornando um Deus que é comunhão de amor segundo o qual se desvela nas manifestações simples do aparente mistério da vida.

Por isso faz necessário entender em, um primeiro momento, o que se pode afirmar sobre a palavra mistério. A sua etimologia vem de uma experiência muito bonita: muein em grego e significa falar baixinho, sussurrar, ou seja, a própria palavra nos ajuda a entender que falar de mistério requer que falemos baixinho, isto é, que a ele nos dirijamos respeitosamente, silenciosamente. Mistério é, portanto, falar de coisas bonitas, que nos tocam por dentro, na alma. Por outro lado, a palavra trindade, segundo o dicionário Aurélio, remete ao grupo de três ou coisas semelhantes. É a união das três pessoas em um só Deus.

Posto isso, podemos afirmar que o mistério da Santíssima Trindade é uma das maiores revelações feita por Deus ao ser humano em Jesus Cristo e, que por meio d’Ele, manifestou o mistério da beleza fazendo toda a humanidade se tornar a comunidade inspirada no amor pleno. Por isso, ao participarmos da Santa Missa, por exemplo, observamos que, desde o início, quando nos benzemos, até o momento da bênção trinitária final, constantemente o sacerdote invoca a Santíssima Trindade, particularmente durante a oração eucarística. As orações que ele pronuncia após a consagração e recolhimento são dirigidas a Deus Pai, por mediação de Jesus Cristo, em unidade com o Espírito Santo. E é na missa onde o cristão logra vislumbrar, pela graça do Espírito Santo, o mistério da comunhão da Santíssima Trindade.

Trata-se, portanto, de um grande mistério e central da fé cristã. A Sagrada Escritura é clara a respeito da Santíssima Trindade, desde o antigo, até o novo Testamento, pois houve uma preparação deste mistério. Preparação esta que, desde o primeiro momento, manifesta esta comunhão intrínseca entre as três pessoas. Aliás, ela, a comunhão, é sempre esta grande característica existente no interior da Santíssima Trindade que por ser tão unidas manifestam a unidade por excelência.

É bom deixarmos claro que desde o princípio já está presente a comunhão entre as três Pessoas da Trindade. Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo em comunhão recíproca; eles coexistem desde a eternidade... cada pessoa envolve as outras, todas se interpenetram mutuamente e moram umas nas outras. É a realidade da comunhão trinitária, tão infinita e profunda que os divinos Três se unem e são, por isso, um só Deus. A unidade divina é comunitária, porque cada Pessoa está em comunhão com as outras duas” (Boff, 2009, p. 26).

Na compreensão popular dois fatos merecem atenção com relação a Santíssima Trindade. O primeiro é quando falamos em mistério pensamos logo em algo confuso, difícil e, justamente, por isso, preferimos deixar de lado. Temos então, o contrário daquilo que a etimologia da palavra afirma ser, ou seja, falar baixinho, sussurrar. Segundo é que, quando falamos no agir comunitário da Trindade, logo imaginamos primeiramente em um Deus como Ser infinito, Onipotente, criador do céu e da terra e que vive sozinho no céu e, em seguida, as Pessoas do Filho e do Espírito Santo. Este imaginário comum, na verdade, precisa ser superado. O mistério, por sua vez, deve ser nossa força de atração de nos lançar e nos motivar para ir ao seu encontro. Devemos ter o espírito de pesquisador de ir e desvendar o seu segredo. Por outro lado, a comunhão da Santíssima Trindade não se isola em si mesma, sendo, portanto, um segredo, algo inconcebível. Ao contrário, ela se abre para fora, há um desdobramento de vida e de comunhão das Três divinas Pessoas, por isso, “no princípio está não a solidão do Um, de um ser eterno sozinho e infinito. Mas, no princípio está, a comunhão dos três Únicos. A comunhão é a realidade mais profunda e fundadora que existe” (L. Boff, 2009, p. 26).

Podemos então, nos perguntar: o que de mais prático a comunhão da Santíssima Trindade pode nos deixar como exemplo? há sinais no mundo desta comunhão?  podemos afirmar que o homem é este exemplo mais concreto e visível que podemos dar. Lembremos do que falemos inicialmente sobre o mistério. Só o homem pode penetrar em seu silêncio, penetrar em seu próprio eu, entrar no lugar sagrado, reverenciar e agir respeitosamente. O homem, neste sentido, é a imagem da Santíssima Trindade. 

Por outro lado, o ser humano não existe isolado, um ser sozinho, conquistador, fechado em sua própria autonomia, mas é um ser em relação. Por isso, o seu falar é um sinal de normalidade, de partilha porque quem nos criou não foi um Deus solitário, fechado nele mesmo. Somos o que Deus criou em nós e, sendo Ele comunidade, dom de si para o outro, aquele que juntamente com o Filho, criou uma comunidade com o Espírito, só podemos querer nos derramar para as pessoas, porque não fomos criados por uma solidão, mas por uma comunhão.

Portanto, o ser humano é o retrato da Santíssima Trindade no qual o mistério encontra lugar e a comunhão gera espaços de partilha, alegria, fraternidade e, acima de tudo, a abertura para o outro. Aqui ele, o ser humano, encontra o seu ícone da plena perfeição.
POR: Wagner Carvalho  
Seminarista do 4º ano de Teologia

Comunidade do Povoado Fujona se prepara para festejar à São Pedro


A Comunidade do Povoado Fujona, Área Pastoral de N. Srª da Conceição, São Julião-PI se prepara para celebrar entre os dias 20 e 29 de junho a 10ª Festa em honra a seu padroeiro São Pedro. Este ano de 2011 a comunidade convida a todos a refletir sobre o Tema: “Com São Pedro somos chamados a defender a vida no planeta” chamando a atenção à vida, em todos as suas dimensões que está ameaçada e os cuidados para com o planeta a partir de nossas realidades cotidianas que interferem em todo o ecossistema.
A partir da próxima segunda-feira, dia 20/06, terá início essa grande festa, e com ela a alegria de estar mais uma vez louvando a Deus e agradecendo a ele pela graça de realizar mais uma festa de São Pedro juntamente com toda a comunidade.
Todas as noites haverá Celebração e Novena, e alguns dias missa, animadas liturgicamente por pastorais, grupos e outras comunidades. Confira portanto a programação e venha participar conosco neste tempo forte de fé e oração na vida da comunidade.





POR: Júnior Sá - PASCOM
FONTE: Comunidade do Pov. Fujona.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Domingo de Pentecostes é celebrado pela Juventude de São Julião


A noite deste domingo de Pentecostes, dia 12/06, foi de celebração e participação dos Jovens que fazem parte da Pastoral da Juventude e do Pré-Jovem de São Julião-PI. Tudo isso se deu pela ocasião da Festa do Sagrado Coração de Jesus em que os Jovens foram convidados a celebrarem no novenário desta noite.


A Celebração foi presidida pelo Coordenador do Grupo de Jovens JUPROC e contou com a presença de muitos fiéis que vieram por meio da sua fé e devoção participar deste momento em que Jesus Cristo derrama sobre nós o Espírito Santo de Deus.



O Jovens abordaram muito bem o sub-tema da noite, bem como também deixaram em evidência o motivo principal pelo qual se faz memória neste dia de Pentecostes e deram uma destaque todo especial a cada um dos Dons do Espírito Santo, especialmente o Dom do Respeito a Deus.


Veja a seguir a programação para amanhã, segunda-feira - Dia 13/06/2011:

06:00h... Oração da Manhã
Dia de Santo Antônio.
19:00h... Celebração e Novena.
Sub-tema... Coração de Jesus, dai-nos o
dom da Sabedoria.
Liturgia do dia.
Noitários... Terço dos Homens.
Bênção dos Homens.


MAIS FOTOS:


Adolescentes do Pré-Jovem representando os 7 Dons do Espírito Santo

Adolescentes do Pré-Jovem representando os 7 Dons do Espírito Santo

Adolescentes do Pré-Jovem representando os 7 Dons do Espírito Santo

Entronização da Palavra

Liturgia da Palavra

Liturgia Eucarística

Comunhão

Bênção das Crianças e Jovens



POR: PASCOM - São Julião-PI

domingo, 12 de junho de 2011

ESPIRITUALIDADE: Reflexão a partir das leituras do Domingo de Pentecostes


A Igreja assistida pelo Espírito Santo

     Durante os cinqüenta dias da páscoa fizemos recordações dos sentimentos de dor, morte e ressurreição dos discípulos de Jesus e as aparições do Mestre a eles, ora caminhando...


Comunidade de São Julião festeja ao Sagrado Coração de Jesus


      Iniciou-se nesta sexta-feira dia 10 e prossegue até o dia 19 de junho de 2011, a festa do sagrado Coração de Jesus da Área Pastoral de São Julião-PI. A primeira noite do novenário foi iniciada com a Celebração Eucarística presidida pelo Diácono Carlos Danilo, e teve como responsáveis a Legião das Filhas da Imaculada Conceição (Terço das Mulheres), sendo que cada noite a Liturgia é de responsabilidade de um grupo ou Pastoral.

Diácono C. Danilo junto às mulheres do Terço

Este ano de 2011 os fiéis são chamados a refletir sobre o tema: O Sagrado Coração de Jesus e os Dons do Espírito Santo. Onde todos são chamados a viver neste tempo de Pentecostes os dons que Deus derrama sobre nós.

Homilia

Diácono Carlos Danilo

A coordenação do festejo é formada por todo o Apostolado da Oração de São Julião e espera contar com a participação de todo o povo de Deus para juntos celebrar fé e vida neste tempo de evangelização e partilha.


MAIS FOTOS:

Liturgia da Palavra

Liturgia Eucarística

Comunhão

Fé e Devoção



POR: Júnior Sá - PASCOM

quarta-feira, 8 de junho de 2011

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DA SEMANA DA CIDADANIA 2011

Grupo de Jovens JUPROC

A Pastoral da Juventude da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição - São Julião-PI, realizou entre os dias 29 de maio à 04 de junho, a Semana da Cidadania 2011. O evento foi realizado com sucesso graças a participação de boa parte da juventude do município e claro o grande empenho do Grupo de Jovens JUPROC - Juventude Protagonista de Cristo, que irá ficar marcado na história pelo maravilhoso trabalho desenvolvido, até mesmo por ter sido a única Pastoral da Juventude da Diocese de Picos à realizar uma semana completa alusiva à Semana da Cidadania.

Abertura

A programação se iniciou no domingo dia 29/05, em que durante todo o dia os jovens permaneceram reunidos na U.E.: Joviano Maximino de Alencar, onde foi feito a abertura e apresentação da Semana da Cidadania, debate sobre o tema: "Natureza e Pessoa: Obra criadora de Deus", aprofundamento bíblico e oficinas abordando temas como Meio-ambiente, drogas e violência no contexto da vida dos jovens, logo em seguida os jovens participaram das oficinas de trabalho e ao retornarem a tarde alguns jovens participaram de algumas apresentações musicais. Na parte da noite houve exibição do filme "A procura da Felicidade" em praça Pública.


Abertura

Abertura

Abertura

Debate sobre o tema: "NATUREZA E PESSOA: OBRA CRIADORA DE DEUS"

Oficinas

Apresentações Musicais

Exibição do filme "A procura da Felicidade"


Na segunda-feira dia 30/05, os jovens da Pastoral da Juventude visitaram pela manhã e tarde algumas escolas da rede municipal e estadual de ensino, e em algumas realizaram Mini-palestras de conscientização sobre o combate as drogas, e a noite em frente a Igreja Nossa Senhora da Conceição houve uma Palestra com a Assistente Social Aryane que falou sobre "As drogas na vida dos Jovens".

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Visita às Escolas

Palestra com a Assistente Social Aryane

Assistente Social Aryane e jovens da PJ

Na terça-feira dia 31/05, prosseguiu durante todo o dia as visitas as escolas e as Mini-palestras. Já na parte da noite, houve uma Noite Cultural com apresentações de Capoeira, Dança, Música e Teatro, também aberto a todo o povo em geral.

Mini-palestra nas escolas

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Noite Cultural

Na manhã da quarta-feira dia 01/06, aconteceu na Biblioteca Pública Municipal o Concurso de Poesia e Desenho com o tema: "Juventude, presente e futuro".

Concurso de Desenho e Poesia

Já na parte da tarde a caravana do Grupo de Jovens visitou o Povoado Fujona e lá realizou distribuição de panfletos sobre drogas, visitou escolas e por fim o Coordenador Júnior Sá, ministrou uma palestra na Igreja de São Pedro com o tema: “DAS ENTRANHAS DA MÃE TERRA BROTAM AS AÇÕES DE RESISTÊNCIA” e também abordou o Combate às drogas. A noite houve uma Palestra em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição com o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente – como tema “Bullyng”.

Visita ao Povoado Fujona

 Visita ao Povoado Fujona

Visita ao Povoado Fujona

Visita ao Povoado Fujona

Palestra com o Conselho Tutelar

       A quinta-feira dia 02/06, foi iniciada com muito trabalho para os jovens que fazem o JUPROC, pois os mesmos fizeram a conscientização sobre drogas e distribuíram panfletos por todas as ruas da cidade, um trabalho que encerrou-se ao meio dia.

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Entrega de panfletos e conscientização sobre as Drogas

Já na parte da tarde os mesmos fizeram uma visita ao Povoado Mandacaru, e promoveram uma palestra na Unidade Escolar Antônio Rodrigues com o tema: “PLANTANDO SONHOS PARA CHEGAR À NOVA TERRA”, onde o Coordenador Júnior Sá,  destacou importância de construímos hoje um mundo em que respeitamos o meio ambiente, um mundo sem drogas, violência e extermínio de jovens, tentando imaginar o que queremos ver no amanhã. A noite foi de grande público na praça da Igreja Matriz para assistir o Filme “Diário de um Adolescente”.

Visita ao Povoado Mandacarú

Visita ao Povoado Mandacarú

Visita ao Povoado Mandacarú

Exibição do Filme "DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE"

Na sexta-feira dia 03/06, foi a vez dos jovens desenvolveram suas habilidades no esporte. Na parte da manhã ocorreu o Torneio de Futsal Feminino, e a tarde o Masculino, ao todo participaram do torneio pelo menos 70 jovens, nas idades de 12 à 17 anos. A noite a Pastoral da Juventude de São Julião, exibiu para toda a comunidade o Filme “II Via Sacra Jovem”, protagonizado pelos mesmos na Semana Santa.

Torneio de Futsal Feminino

Time vencedor do Futsal Feminino (Palmeiras)

Torneio de Futsal Masculino

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 14 (Vila Real F.C.)

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 17 (Inacreditável F.C.)

No último sábado dia 04/06, os jovens participaram às 09:00h de uma caminhada de mobilização da juventude com o tema: “Um passo pela vida”, nela exibiam faixas e cartazes mostrando os sonhos e anseios da juventude de São Julião, o destino final da caminhada foi a Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar, onde foi dado continuidade ao dia com uma Palestra com o Juiz de Direito da Comarca de Fronteiras – Dr. Marcos Antônio que prestou muitos esclarecimentos e ajudou a ampliar o Combate às Drogas, a Prostituição, a Violência e o Extermínio de Jovens, tendo também aberto o espaço onde todos os presentes puderam perguntar e questionar sobre o tema apresentado.

Caminhada "Um passo pela vida"

Caminhada "Um passo pela vida"

Palestra com o Juíz - Dr. Marcos Antônio

Palestra com o Juíz - Dr. Marcos Antônio

Jovens da PJ juntos às autoridades

A tarde, o retorno aconteceu às 14:00h, com o dinâmica e uma mesa redonda com o tema: “Protagonismo Juvenil”, as pessoas convidadas a participar da mesma foram a Coordenadora de Educação Municipal - Maria Cândida, a Assistente Social - Aryane e a Assessora da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos - Irmã Lilyane.

Participantes da Mesa Redonda

Irmã Liliane - Assessora da Pastoral da Juventude da Diocese de Picos

 Logo em seguida, aconteceu a entrega dos prêmios aos vencedores da Poesia (1º Lugar – Maria Valéria | 2º Lugar – Luisa Thayná | 3º Lugar – Ana Paula), do Desenho (1º Lugar – Marcondes | 2º Lugar – Fábio Henrique | 3º Lugar – Larissa), do Futsal Feminino (Vencedor: Palmeiras – Artilheiro: Luzia) e do Futsal Masculino (SUB 14: Vila Real – Artilheiro: João Marcos | SUB 17: Inacreditável F.C. – Artilheiro: Matheus).

Jovens que foram premiados do Futsal, desenho e Poesia.

Entrega de Prêmios

1º Lugar de Poesia - Maria Valéria

1º Lugar de Desenho - Marcondes Carvalho

Time vencedor do Futsal Feminino - Palmeiras

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 14 - Vila Real F.C.

Time vencedor do Futsal Masculino SUB 17 - Inacreditável F.C.

Logo após a entrega dos prêmios o Coordenador Júnior Sá, fez a avaliação da Semana da Cidadania, colocando em destaque os pontos positivos e negativos, as dificuldades encontradas e as conquistas atingidas com o trabalho desenvolvido. Para fechar a Semana da Cidadania, às 17:00h foi celebrado a Santa Missa pelo Pe. Antônio Mendes - Pároco da Paróquia de Fronteiras.

Avaliação da Semana da Cidadania

Avaliação da Semana da Cidadania

Missa de Encerramento

Missa de Encerramento

Júnior (Picos), Júnior Sá, Pe. Antônio Mendes,
Robério (Coordenador Diocesano da PJ) e Jenilson (Picos)

Vale resaltar a presença da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude durante todo o dia deste sábado: o Coordenador Diocesano da PJ –Robério Portela, e os membros da Pastoral da Juventude da Paróquia de nossa Senhora dos Remédios, Júnior e Jenilson, bem como a presença do Prefeito Municipal De Assis, a Primeira Dama Clautides e a Secretária de Educação Cleony, e vieram prestigiar o evento e conferir de perto este momento marcante para o município de São Julião, em que a Juventude é tão bem representada pelos Jovens que fazem a Pastoral da Juventude da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, na busca de ter uma juventude unida e forte, que caminha com Cristo e direção a “Civilização do Amor”.

Robério Portela (Coordenador Diocesano da PJ)

Prefeito De Assis, Assistente Social Aryane, 1ª Dama Clautides e Sec. Mun. de Educação Cleony


POR: PASCOM - São Julião-PI