terça-feira, 31 de maio de 2011

Vista Pastoral Missionária de Pio-IX começa nesta quarta-feira

Igreja Matriz de Pio IX

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, realiza entre os dias 1º e 04 de junho a Visita Pastoral Missionária, com a presença de dom Plínio José Luz da Silva e missionários de diversas paróquias da Diocese de Picos.
A Visita Pastoral Missionária é o momento em que o pastor vai ao encontro do seu povo para conhecer de perto a realidade da paróquia, com seus desafios e alegrias, levando a Palavra de Deus e também escutando as pessoas, convivendo com as famílias e realizando encontros com os diversos grupos e pastorais.
A programação tem início na próxima quarta-feira, com o café comunitário, benção das famílias, acolhida e envio dos missionários para as comunidades rurais do município. A Visita Pastoral Missionária contará ainda com a presença de diversos padres da Diocese, que durante estes dias ajudarão celebrando nas comunidades de Pio IX.
Neste período acontecem ainda encontros com os jovens, famílias, crianças, com os conselhos dos assentamentos, com a Pastoral da Pessoa Idosa, Apostolado da Oração, Catequese, Infância Missionária e com o Conselho Paroquial de Pastoral.
Na sexta-feira, dom Plínio José fará uma partilha com os paroquianos, fazendo colocações importantes sobre a última Assembleia Geral dos Bispos, bem como as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Às 17h30 do sábado todos se reúnem na Igreja Matriz para a Missa de Encerramento, na oportunidade, os missionários apresentam um relatório geral sobre as visitas realizadas, a realidade encontrada, destacando os pontos positivos, bem como aquilo que precisa ser melhorado. A Missa será transmitida pelas rádios Cultura FM de Picos e Umbuzeiro FM de Pio IX, com a presença das comunidades do interior.


PROGRAMAÇÃO
DIA 01 DE JUNHO - QUARTA FEIRA
07:00 h - Café
08:00 h - Acolhida e Bênção das Famílias (Igreja Matriz)
09:00 h - Reunião com os missionários e celebração de envio ( Salão Paroquial)  
11:00 h - Almoço (Salão Paroquial)
19:00 h - Missa na  Fazenda Planalto
19:00 h - Missa no Sítio Odilândia
DIA 02 DE JUNHO - QUINTA FEIRA

 9:00 h - Encontro com jovens (Crismandos, grupo de jovens e jovens em geral)
15:00 h - Encontro com as famílias
19:00 h - Missa no Pau Ferro
19:00 h - Missa nas Salinas
DIA 03 DE JUNHO - SEXTA FEIRA
07:00 h - Chegada dos missionários das comunidades do interior
07:30 h - Café (Salão Paroquial)
08:00 h - Acolhida dos missionários e partilha das experiências vivenciadas nas comunidades ( Salão Paroquial)
09:00 h - Colocação sobre a 49ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)  (S. Paroquial)
10:00 h  - Lanche
10:20 h - Reunião com as Pastorais da criança e da Pessoa Idosa (S. Paroquial)
10:20 h - Visita dos missionários as instituições públicas (Escolas, Hospital, Delegacia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social)
12:00 h - Almoço (Salão Paroquial)
14:30 h - Oração e partilha das experiências
15:00 h  - Reunião com o Apostolado da Oração (Igreja Matriz)
15:00 h  - Visita dos Missionários aos setores da cidade I, II, III
15:00 h - Confissões (Igreja Matriz)
17:00 - Reunião com os conselhos dos Assentamentos (no São Luis I)
18:00 h - Jantar (Salão Paroquial)
19:00 h -Missa na Igreja Matriz de Pio IX
19:00 h - Missa no Assentamento São Luis I

DIA 04 DE JUNHO - SÁBADO
06:00 h -Oração (ofício Divino das Comunidades - na Igreja Matriz)
07:30 h - Café (Salão Paroquial)
08:00 h- Visita Missionária aos bairros COHAB, Mutirão, Cruzeiro, Conj. Rafael, Bom Princípio.
08:20 h - Confissões (Igreja Matriz)
09:00 h - Reunião c/ Catequese (S. Paroquial)
09:00 h - Reunião com a Infância Missionária (Escola Maria Matutina)
12:00 h - Almoço (nas famílias)
14:00 h - Oração e partilhas das experiências
15:00 h - Continuação das visitas aos bairros
15:00 h - Reunião com o Conselho Paroquial de Pastoral (Salão Paroquial)
17:30 h - Missa de encerramento da visita pastoral transmitida pelas rádios Cultura  FM de Picos e Umbuzeiro  FM de Pio IX com a presença das comunidades do interior.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

SEMANA DA CIDADANIA É INICIADA NESTE DOMINGO DIA 29


Foi neste domingo dia 29 de maio de 2011 que a Pastoral da Juventude deu início aos trabalhos referentes a Semana da Cidadania que tem como TEMA: "Juventude Terra Viva" e LEMA: "Da mãe terra: esperança e resistência". A mesma percorrerá toda essa semana, encerrando no próximo sábado dia 04/06/2011.


Durante o dia deste domingo a juventude do município reuniu-se num clima de partilha de esperiências, reflexão, oficinas, palestras e debates que trouxeram a todos os presentes uma grande bagagem de conhecimento. O tema do encontro era NATUREZA E PESSOA: OBRA CRIADORA DE DEUS, além de se trabalhado sobre ele houve ainda a abordagem de temas como drogas, prostituição, desigualdade social e compromisso com a vida do planeta.




Ainda na noite deste mesmo dia, houve exibição de filmes em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, totalmente aberto ao público, o filme exibido foi "A PROCURA DE FELICIDADE". Na mesma ocasião foi ainda apresentado vídeos de depoimentos e concientização sobre drogas e violência.




POR: Júnior Sá - PASCOM

Dom Plínio se reúne com representantes paroquiais da Pascom


Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos e membros da Pastoral Diocesana da Comunicação estiveram reunidos no último sábado, dia 28, com representantes da Pascom de diversas paróquias visando à formação uma Comissão Diocesana de Comunicação.

A reunião foi realizada na residência episcopal, e discutiu, entre diversos temas, a participação das paróquias na comemoração do Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Picos, que será celebrado no dia19 de junho, bem como no II Concurso Cultural da Pascom, que premiará as duas melhores matérias sobre a Caminhada da Solidariedade e da Paz com um Netbook (1º lugar) e duzentos reais em dinheiro (2º lugar).

Pe. Walmir Lima, Diác. Carlos Danilo e dom Plínio José

Entre as decisões, está a criação de um blog para cada paróquia até o final de junho, também a escolha, até o dia 19 do mesmo mês, de um representante paroquial para integrar Comissão Diocesana.

A criação de blogs será feita de forma colaborativa, ou seja, agentes da Pascom que já tenham habilidade nesta área vão colaborar com as demais paróquias cuja experiência ainda é pouca. Na oportunidade também foi abordada a importância da formação, devendo, portanto, cada representante entrar em contato com o pároco para juntos refletirem sobre as necessidades formativas nesta área, para que todas as paróquias possam receber cursos e palestras no campo da comunicação.

Ainda foi tratado sobre a criação de uma Web Rádio que possa transmitir eventos de todas as paróquias através da internet, assim como a construção do novo site para a Diocese de Picos e o repasse de informações importante para a transmissão da Santa Missa através do rádio.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Começa amanhã dia 29 a Semana da Cidadania


Cartaz de divulgação

      Terá início amanhã, domingo dia 29/05/2011 a Semana da Cidadania que ocorrerá no município de São Julião-PI até o sábado dia 04 de Junho de 2011. A mesma conta com um roteiro bem diversificado como visitas, palestras, encontros, atividades esportivas, caminhadas e muita oração promovendo assim a participação de toda a juventude do município. A espectativa é que esse seja um dos mais belos eventos já realizados pela juventude no município, pois a Pastoral da Juventude estará fazendo o seu papel não só de organizar a ação pastoral como grupo religioso, mas, sim um grupo social, já que essa é também uma das missões dos grupos de jovens, além de ser por meio da realização destas ações que os jovens se dispõem a serviço de uma nova sociedade na busca da tão sonhada "Civilização do Amor".
       Esta última semana que antercedeu a mesma foi de muito e trabalho e praparação para a Coordenação da Pastoral da Juventude do município. O grupo visitou todas as escolas da rede municipal e estadual para lançar o convite diretamante aos jovens para que os mesmos possam participar ativamente de todo o evento.
      A programação que terá início amanhã será aberta às 08:00 hs da manhã na U.E.: Joviano Maximino de Alencar  - Vila São Jorge.
Confira você também a programação e venha participar!




 

POR: Júnior Sá - PASCOM - São Julião.

TERÇO DOS HOMENS é fundado nos Povoados Fujona e Mandacarú


Os Homens do Terço da Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição - São Julião-PI, fundaram nesta segunda-feira dia 23/05, na Comunidade do Povoado Fujona mais um grupo do Terço dos Homens da Mãe Rainha.

Terço dos Homens do Pov. Fujona

A iniciativa partiu por meio de um projeto do CPC - Conselho Pastoral Comunitário, idealizado pelo Seminarista Wagner, que era expandir o terço também para as comunidades e fortalecer cada vez mais a pastoral assim como todas as demais que precisam caminhar sempre juntas.


Terço dos Homens da sede junto com o Terço dos Homens do Pov. Fujona


O Grupo de Homens da sede do município realizou uma Mini-missão na tarde da segunda-feira visitando os homens do povoado e convidando-os para participar do terço que seria rezado logo mais a noite, e o resultado veio na hora marcada quando todos puderam ver a Igreja de São Pedro lotada de quase 30 homens, alguns que dificilmente pisavam seus pés naquele chão e nem mesmo tinha ouvido falar no terço, e que prometeram perceverar com o Terço dos Homens na comindade.

Rezando o Terço no Pov. Fujona

O mesmo já havia sido feito também no Povoado Mandacarú onde se pôde contar com aprovação dos homens daquela comunidade que hoje estão participando ativamente da Igreja rezando o terço todas as semanas.

TERÇO DOS HOMENS - Mãe Rainha
Sede da Área Pastoral: Segunda-feira - às 19:00 hs - Igreja  de N. Srª. da Conceição.
Povoado Mandacarú: Terça-feira - às 19:00 hs - Igreja de São Francisco.
Povoado Fujona: Sexta-feira - às 19:00 hs - Igreja de São Pedro.



POR: Júnior Sá - PASCOM - São Julião.

ESPIRITUALIDADE: Reflexão segundo as Leituras do 6º Domingo da Páscoa


O Testamento de Jesus: “não vos deixarei órfãos” (Jo 14, 18)


A liturgia do sexto domingo da páscoa continua a nos dar os significados profundos da ressurreição de Cristo para todos nós e já nos insere no clima de Pentecostes. De modo especial, temos...

POR: Wagner Carvalho
FONTE: BLOG do Seminarista Wagner

Dia Mundial das Comunicações será comemorado no dia 19 de junho


A comemoração do 45º Dia Mundial das Comunicações na Diocese de Picos foi adiada de 12 para 19 de junho, tendo em vista algumas mudanças no calendário da Pascom Diocesana. Assim, os participantes terão até o dia 15 de junho para realizar suas inscrições no II Concurso Cultural da Pascom, que premiará as melhores matérias sobre a Caminhada da Solidariedade e da Paz com um Netbook para o primeiro colocado, e duzentos reais em dinheiro para o vencedor do segundo lugar.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pessoalmente na Cúria Diocesana de Picos, ou pelos correios, enviando o material solicitado para a Pastoral da Comunicação na Rua Padre Madeira Nº 380, Centro, CEP 64.600-000 Picos-PI.

Podem participar deste concurso cultural comunicadores, profissionais e estudantes de comunicação que residam em Picos ou municípios localizados geograficamente dentro da Diocese de Picos. As matérias devem ser publicadas em meios online, como blogs, sites e portais. Para mais informações acesse o EDITAL DE LANÇAMENTO e FICHA DE INSCRIÇÃO.

A partir do tema "Caminhada da Solidariedade e da Paz" o candidato terá inúmeros caminhos para percorrer nas suas matérias, podendo falar sobre a sétima edição desta caminhada, que acontece no dia 5 de junho, ou sobre os anos anteriores, mostrando grupos, comunidades e pessoas que foram beneficiadas com as ações sociais realizadas a partir do dinheiro arrecadado com a venda de kits, fazendo uma abordagem história ou social, que mostre a finalidade deste evento e os frutos que já trouxe para a sociedade.

A Pastoral da Comunicação conta com o apoio do Apostolado da Oração, Data Picos, Color Systems, Colégio São Lucas e Faculdade R.Sá, instituições e empresas que acreditam no valor da boa comunicação que promove a vida e o bem estar da sociedade.

Sobre o Dia Mundial das Comunicações:

No dia 19 de junho os comunicadores, profissionais e estudantes de comunicação de Picos e região, independente de estarem participando do Concurso Cultural, são esperados na Catedral Nossa Senhora dos Remédios às 9h da manhã para a Missa em Ação de Graças. Em seguida haverá uma Palestra com o Diácono Carlos Danilo sobre a temática "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital". Logo após será divulgado o nome dos (as) vencedores (as) do II Concurso Cultural da Pascom, seguido da premiação e almoço.

Este é um dia muito importante para a Diocese de Picos e toda Igreja no mundo, oportunidade que se tem para homenagear a imprensa e o comunicador de forma geral, que na sua rotina de trabalho desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento e para as mudanças sociais.


FONTE: PASCOM - Diocese de Picos.

Adquira o seu Kit para VII Caminhada da Solidariedade e da Paz


A População de Picos e região vive a expectativa para a VII Caminhada da Solidariedade e da Paz, que no tema afirma: "Unidos Podemos Salvar a Natureza".  A partir deste evento é esperado que as pessoas atentem para pequenos gestos com o intuito de melhorar a convivência entre ser humano e meio ambiente.

A Caminhada acontece no próximo dia 5 de junho. Às 5h30h da manhã os caminheiros já devem estar concentrados no espaço ao lado da Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Junco. Às 6h tem início a Santa Missa, em seguida a caminhada com destino à Praça Félix Pacheco, no centro de Picos. Este percurso é marcado pela alegria e a presença de milhares de pessoas de todas as idades, que são movidas cada vez mais pelo desejo de ajudar o próximo e promover a paz.

Caminhada de 2010

Ainda há tempo para adquirir o seu Kit com a camiseta e boné em um dos postos de venda espalhados pela Diocese, como as secretárias paroquiais, em Picos também disponível na Praça Félix Pacheco e sede da Cáritas. O Kit custa apenas doze reais, o valor arrecadado com as vendas será revertido em ações sociais da Cáritas Diocesana, ou seja, retorna para a sociedade através projetos sociais que visam melhorar a vida de comunidades carentes.

Barraca de venda na Praça Félix Pacheco

De acordo com o padre Francisco Pereira Borges, Coordenador da VII Caminhada, é esperado mais de 5 mil caminheiros, bem como uma boa repercussão social.

"Não esperamos que seja apenas uma caminhada que se repete, esperamos que a VII Caminhada possa repercutir entre as famílias, nos lares e entre os jovens algo tão precioso que é a paz", afirma o coordenador.

Além da venda de kits, a coordenação também está realizando palestras educativas sobre o meio ambiente nas escolas públicas e privadas de Picos.

 
FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

Dom Plínio se reúne com Agentes da Pascom neste sábado


A Pastoral da Comunicação Diocesana de Picos realiza neste sábado, dia 28, uma reunião com dom Plínio José e agentes da Pascom de todas as paróquias e áreas pastorais.

A reunião será realizada residência do Bispo Diocesano, com início às 9h da manhã, encerrando com o almoço. Dentro da pauta está previsto tratar sobre o 45º Dia Mundial das Comunicações, o II Concurso Cultural da Pascom, a utilização de blogs e sites por parte das paróquias e áreas pastorais, bem como a criação de uma web rádio cuja transmissão de notícias e informações envolva todos os agentes.

Para a Pascom Diocesana, esta é também uma oportunidade para integrar a equipe, repassando as informações no que diz respeito à comunicação diocesana e acompanhando o que está sendo desenvolvido nesta área em cada paróquia e área pastoral.

Confirme sua participação pelo telefone (89) 3422-1961 ou pelo e-mail pascom@diocesedepicos.org.br


FONTE: Diocese de Picos

Mais de 70 mil pessoas participam de cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador


Milhares de pessoas celebram ontem, 22, em Salvador (BA), a beatificação de irmã Dulce. A religiosa dedicou sua vida a ajudar os pobres e excluídos, passando a ser chamada de Anjo Bom da Bahia. A solidariedade aos carentes e o reconhecimento de um milagre levaram a freira a ser proclamada beata, o que a deixa mais próxima de se tornar santa.

A cerimônia, iniciada às 17 horas, no Parque de Exposições de Salvador, foi acompanhada por 77 mil pessoas (dados da polícia militar da Bahia) e diversas autoridades, entre elas, a presidente da República Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Jaques Wagner e o presidente do Senado, José Sarney. O rito foi conduzido pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, representando o papa Bento XVI. Com a beatificação, a religiosa passou a ser chamada de "Bem-Aventurada Dulce dos Pobres".


Como beata, um grande quadro com o retrato da religiosa foi mostrado ao público, que agitou lenços e cantou em homenagem à freira baiana, que morreu há 19 anos.

O processo de canonização começou em 2001. Em 2003, a Santa Sé emitiu validação jurídica do milagre atribuído à freira. Irmã Dulce intercedeu por uma mulher, no estado de Sergipe, que sofreu grave hemorragia após o parto, em 2001. Em 2009, o papa Bento XVI concedeu o título de venerável à freira baiana, reconhecimento de que viveu de forma heroica as virtudes da fé cristã, caridade e esperança. O feito foi investigado por peritos médicos e teólogos.

No ano passado, a Congregação para a Causa dos Santos certificou a autenticidade do milagre atribuído à irmã Dulce, última etapa para a beatificação. Em dezembro de 2010, o papa promulgou o decreto de beatificação. Após o decreto, deu-se início o processo para a santificação. Para ser considerada santa mais um milagre deve ser constatado.

Filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, irmã Dulce, nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Aos sete anos, a mãe morreu. Na adolescência, já dava sinais da vocação para ajudar os excluídos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa.


Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no município sergipano de São Cristovão. Aos 20 anos, fez os votos e adotou o nome de irmã Dulce, em homenagem à mãe.

Em Salvador, prestava assistência à comunidade pobre de Alagados, ajudou na fundação de uma associação católica de operários e também de uma escola para filhos dos operários. No início da década de 50, a freira usava o galinheiro do convento para abrigar doentes - foi o começo da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, criada oficialmente em 1959. Depois, fundou o Convento Santo Antônio.

Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Com a saúde extremamente debilitada, a religiosa morreu em 1992, com 77 anos de idade. Com o processo de canonização, os restos mortais foram levados para a Capela do Convento Santo Antônio. Depois de receber o título de venerável, foram transferidos para a Capela das Relíquias, ambos em Salvador.

Palavra do PapaO papa Bento XVI lembrou a beatificação de irmã Dulce, durante a tradicional Oração Regina Coeli. Num discurso em português, o papa chamou a religiosa baiana de "mãe dos desamparados".
"Desejo também unir-me à alegria dos pastores e dos fieis congregados em Salvador para a beatificação da irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou para trás uma prodigiosa pegada de caridade a serviço dos mais pobres, fazendo com que todo o Brasil visse nela a mãe dos desamparados", disse Bento XVI.


Fonte: CNBB

Seminaristas da Diocese de Picos se reúnem com Bispo Diocesano


Na tarde desta quinta-feira, dia 19, os seminaristas maiores da Diocese de Picos estiveram reunidos com o bispo diocesano dom Plínio José luz da Silva, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI.


O principal tema abordado foi a Assembléia da CNBB, em Aparecida-SP. Na oportunidade, dom Plínio partilhou com os seminaristas o desejo de que todos abracem as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (2012 - 2015). Mais uma vez, foi ressaltada a valorosa contribuição dos AMIGOS DO SEMINÁRIO, que somam forças junto à diocese na formação dos seminaristas.

Na oportunidade os seminaristas partilharam as alegrias vivenciadas na etapa formativa, dentre as atividades destacaram: uma manhã de convivência entre as duas casas (Filosofia e Teologia); as devoções marianas que estão acontecendo durante o mês; o ICESPI em debate; as expectativas para a ordenação dos Diáconos Francisco de Assis e Carlos Danilo.

A reunião foi marcada por um clima de fraternidade e alegria que envolveu a todos.

Fonte: Sem. Marcos Antônio Vieira
Equipe de Comunicação do Seminário Maior

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Após Assembleia Regional, padres se preparam para o Nordestão de Presbíteros


Durante a 17ª Assembleia Regional de Presbíteros, realizada na Diocese de Picos entre os dias 17 e 19 de maio, os padres participaram de uma motivação para o Nordestão de Presbíteros, que acontecerá em Teresina de 22 a 25 de agosto.

A motivação foi feita pelo Pe. Luiz Eduardo, Secretário Executivo da CNBB NE IV, na oportunidade apresentou o tema central do evento "Identidade Presbiteral no Nordeste", bem como as demais informações acerca do Nordestão, que segundo ele, será um momento para fortalecer a unidade de toda Igreja, preservando a identidade do presbítero que vive sua missão e seu ministério nas realidades do cotidiano nordestino.

Pe. Luiz Eduardo - Sec. Executivo da CNBB NE IV

A motivação foi feita pelo Pe. Luiz Eduardo, Secretário Executivo da CNBB NE IV, na oportunidade apresentou o tema central do evento "Identidade Presbiteral no Nordeste", bem como as demais informações acerca do Nordestão, que segundo ele, será um momento para fortalecer a unidade de toda Igreja, preservando a identidade do presbítero que vive sua missão e seu ministério nas realidades do cotidiano nordestino.

Com a preparação para o Nordestão de Presbíteros a organização já manifesta o desejo em conseguir expressar e registrar todas as experiências vividas nas paróquias e serviços das dioceses que formam os Regionais NE I, NE II, NE III, NE IV e NE V. O evento contará com a assessoria de dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB, e de dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para Doutrina da Fé.

Em breve as inscrições poderão ser feitas pelo site www.cnbbne4.org.br, ou através dos Correios, enviando a ficha de inscrição que está anexada ao folder para o Centro Pastoral Paulo VI, Av. Frei Serafim, 3200, Centro, Teresina - PI. Custará R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), incluindo a hospedagem nas residências das Famílias do Encontro Matrimonial Mundial e a alimentação durante o evento.

Além da programação formativa e de espiritualidade, os presbíteros terão oportunidade de conhecer o Santuário de Santa Cruz dos Milagres e farão um passeio turístico pelos principais pontos de Teresina.
Mais informações pelo telefone (86) 3223 - 3079.

FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

Papa escolhe o tema da Jornada Mundial da Paz de 2012


O papa Bento XVI anunciou hoje, 19, o tema para a celebração da próxima Jornada Mundial da Paz, a ser realizada em primeiro de janeiro de 2012. A Jornada, que estará na sua edição de número 45, será guiada pela temática "Educar os Jovens à Justiça e à Paz".

Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano. Promover essa ideia é um dos objetivos do evento, levando em consideração que é um dever das atuais gerações dar condições às futuras para que construam um "mundo novo", baseado nesses valores.

Segundo comunicado da Santa Sé para essa Jornada, os responsáveis públicos são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional. E que assim seja possível construir a civilidade do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres.

O tema escolhido por Bento XVI insere-se no contexto da "pedagogia da paz", delineada por João Paulo II: em 1985, com "a paz e os jovens caminham juntos"; em 1979, com "para chegar à paz, educar à paz"; e, em 2004, "um empenho sempre atual: educar para a paz".


FONTE PRIMÁRIA: CNBB
FONTE SECUNDÁRIA: Diocese de Picos

Reflexão segundo as leituras do 5º Domingo da Páscoa

Jesus: a Pedra Angular

Estamos vivendo o tempo pascal no qual meditamos a ressurreição de Jesus e o surgimento das primeiras comunidades cristãs. Através das leituras...


FONTE: Blog do Seminarista Wagner: http://wagnerteo.blogspot.com/
POR: Wagner Carvalho
Seminarista do 4º Ano de Teologia

terça-feira, 17 de maio de 2011

Diocese de Picos sedia Assembleia Regional de Presbíteros


Está sendo realizada na Diocese de Picos a 17ª Assembleia Regional de Presbíteros, que tem como tema "O Presbítero, Homem da Palavra e da Eucaristia". O evento acontece no Centro de Treinamento Diocesano- CTD entre os dias 17 e 19 de maio, e reúne padres de todas as dioceses do Regional Nordeste IV.
O Pe. João Paulo Mendes, da Arquidiocese de Fortaleza, Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia de Lugano - Suíça, assessora a parte formativa do encontro, para ele, o tema do evento proporciona um vasto aprofundamento enquanto presbíteros.

Pe. João Paulo Mendes - Assessor do Encontro

"Nós somos chamados por Deus para neste mundo sermos aquele semeador que nós encontramos no Evangelho de Lucas, que sai, anuncia, lança a semente da Palavra de Deus. Esta semente também, lembremos de outras parábolas de Jesus, é a semente que caindo no solo, morrendo, germinando, crescendo, vai dar os frutos com os quais fazemos o pão, ou seja, nós anunciamos Jesus Cristo, anunciamos a sua Palavra, mas a sua Palavra encontra plena realização na Celebração Eucarística. Por isso é que nós somos estes homens, que não somos melhores do que ninguém, mas somos escolhidos por Deus para humildemente servir a Igreja no mundo, proclamando a Palavra do Senhor", afirma.

Durante a abertura oficial, dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, ressaltou a alegria em receber os padres das demais dioceses do Piauí. Falou sobre a importância do encontro permanente de formação do Clero, que tem início nas dioceses, depois é realizado de forma regional, seguido do encontro nacional. Destacou ainda a realização dos encontros por regiões do Brasil, tendo em vista, que o Piauí sediará em agosto próximo o Nordestão de Presbíteros, reunindo em Teresina os representantes de todos os estados que compõem a Região Nordeste.

Dom Plínio José - Bispo Diocesano de Picos

"Este evento vem facilitar a proximidade dos padres que se conhecem desde o seminário, outros que não se conhecem. Nesta oportunidade eles partilham a vida do sacerdote, a partir do compromisso com Jesus Cristo e com a sua Igreja, elencando as dificuldades, mas também as grandes alegrias e os frutos desta vida entregue aos serviços do Reino de Deus", acrescenta.
A 17ª Assembleia Regional de Presbíteros tem ainda como finalidade a animação vocacional dos sacerdotes, como afirma o Padre Marcelino Elias de Macedo, Presidente da Comissão Regional de Presbíteros.

Pe. Marcelino Elias de Macedo- Presidente da Comissão Regional de Presbíteros

"Santo Agostinho diz que nós padres fomos ungidos para servir ao povo em duas mesas, a mesa da Palavra, que é a Palavra de Deus, a palavra da verdade, do amor e da vida, e a mesa da Eucaristia, que é o próprio Cristo que se dá em alimento para a comunidade. Esse nosso encontro tem esse objetivo de revitalizar a fé do sacerdote, o ministério sacerdotal de cada padre das oito dioceses do Piauí. E nesse encontro fraterno onde cada diocese envia os seus representantes, nós queremos criar cada vez mais laços de fraternidade, de convivência e de animação da nossa própria vocação. Esse é o objetivo principal", pontua.
Além do estudo da temática proposta, ao final do encontro haverá a eleição da nova coordenação da Comissão Regional de Presbíteros, que deve atuar nos próximos quatro anos.





FONTE: PASCOM - Diocese de Picos


Coordenação Diocesana da PJ se reúne em Picos


A Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude esteve reunida entre os dias 14 e 15 de maio em Picos. O encontro, que acontece a cada dois meses, foi realizado no salão paroquial da Paróquia de São José Operário, Bairro São José.


O início foi marcado pelo café da manhã entre os membros da coordenação e assessores da Pastoral da Juventude Diocesana, seguido da abertura encontro com a acolhida e oração inicial. Os coordenadores paroquiais tiveram uma manhã de estudo, onde foi abordado o tema: Minha Espiritualidade como PJ, iluminado pela Irmã Maria Liliane.

Em um segundo momento houve o estudo sobre a identidade e mística da Pastoral da Juventude. À tarde refletiram sobre o material "Na trilha do grupo de Jovens", orientado por Robério Portela, Coordenador Diocesano da PJ.



Após esse momento foi levantada a discussão de como multiplicar esse material, fazendo-o chegar até as bases em todas as comunidades. À noite foi marcada pela confraternização entre coordenadores e assessores.



No domingo foram apresentadas as pautas a serem discutidas. Uma grande alegria também foi a presença do bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José, que demonstrou total apoio a Pastoral da Juventude, confirmado a escolha dos jovens como prioridade nos trabalhos pastorais de toda diocese.


FONTE: Robério Portela
POSTADO POR: Júnior Sá

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pastoral da Comunicação lança o II Concurso Cultural da Pascom

Em comemoração ao 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Picos lança nesta sexta-feira, dia 13, o edital para o II Concurso Cultural da Pascom, que este ano premiará as duas melhores matérias sobre a Caminhada da Solidariedade e da Paz.

O Concurso Cultural tem como finalidade estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas publicadas em meios online (portais, sites e blogs) sobre o tema acima mencionado, com a finalidade de contribuir para o melhor entendimento da sociedade sobre função social da Caminhada da Solidariedade e da Paz, que este ano está na sua sétima edição, bem como reconhecer o conceituado trabalho dos comunicadores de Picos e municípios que integram a Diocese.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita até o dia 8 de junho, pessoalmente na Cúria Diocesana, localizada na Rua Padre Madeira nº 380, ou através dos correios. A ficha de inscrição deve ser preenchida com as informações do participante e da matéria, como local, data e link da publicação. Estão aptos a participar do concurso os profissionais e estudantes de comunicação de Picos e municípios que pertencem à Diocese de Picos.

O resultado do II Concurso Cultural da Pascom será divulgado no dia 12 de junho, por ocasião da comemoração do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na oportunidade haverá a Missa em Ação de Graças aos comunicadores, em seguida todos se reúnem no Salão Paroquial para uma Palestra com o Diácono Carlos Danilo, (Especialista em Comunicação pela PUC-SP/SEPAC) sobre o tema "Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida, na Era Digital", logo após acontece premiação e o almoço comemorativo.

O primeiro colocado será premiado com um Netbook e o segundo lugar com a quantia de R$ 200,00 (duzentos reais) em dinheiro. Como parceiros na realização deste Concurso Cultural, a Pastoral da Comunicação conta com o apoio do Apostolado da Oração, da Collor Sistems, do Colégio São Lucas e DataPicos, associação religiosa e empresas que acreditam no valor da comunicação responsável, que promove a vida e preocupa-se com o bem estar da sociedade.

Mais informações pelo tefefone (89) 3422-1961


 
FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

Regional Nordeste IV elege nova presidência


Reunidos em Aparecida (SP), por ocasião da 49ª Assembleia Geral, os bispos do Regional Nordeste IV elegeram na noite da última quinta-feira, dia 12, a nova presidência para Província Eclesiástica do Piauí, que deverá governar por quatro anos (2011-2015).


Participaram da reunião dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Teresina e Presidente do Regional Nordeste IV, dom Alfredo Schaffler, Vice-Presidente e Bispo de Parnaíba, dom Plínio José Luz da Silva, Secretário e Bispo da Diocese de Picos, Pe. Cláudio, Administrador Diocesano de São Raimundo Nonato, dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Oeiras, dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior, dom Ramón Lópes Carrozas, Bispo de Bom Jesus, dom Valdemir Ferreira dos Santos, Bispo da Diocese de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha, Bispo Emérito da Diocese de Floriano e o Pe. Luiz Eduardo do Nascimento Bastos, Secretário Executivo.

Na ocasião foram eleitos os Bispos: Presidente: Dom Alfredo Schaffler, com sete votos. Vice-presidente: Dom Juarez Sousa da Silva, com cinco votos. Secretário: Dom Plínio José Luz da Silva, com cinco votos. Ao todo, foram oito os bispos votantes.

Presidente: Dom Alfredo Shaffler

Vice-Presidente: Dom Juarez Sousa


Secretário: Dom Plínio José

FONTE: PASCOM - Diocese de Picos