sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESPIRITUALIDADE: Reflexão a partir das leituras - 2º Domingo da Páscoa

O encontro com o Cristo ressuscitado se dá na comunidade reunida

Os evangelhos proclamados nestes dias são marcados pelas aparições do Jesus ressuscitado aos discípulos que estão marcados pelas...

Domingo da Páscoa do Senhor

        

         Domingo dia 24/09, às 09:00 hs da manhã aconteceu a celebração da Páscoa do Senhor na Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde celebraram a passagem de Jesus Cristo da morte na cruz para a ressurreição, a sua vitória plena e definitiva sobre a morte todos os males. Desse modo a igreja em todo o mundo se reúne para celebrar este mistério unificador de toda a nossa fé cristã, se tornando assim a festa principal da igreja.



         Com esta celebração encerrou-se a Programação da Semana Santa do município, e os fiéis compareceram para despedir-se do tão querido Frei Waldemar que passou estes dias neste trabalho pastoral e com certeza dixará muitas saudades.


POR: Júnior Sá


Vigília Pascal do Sábado Santo


        A comunidade de São Julião-PI se reuniu na noite do último sábado dia 23/04, por volta das 21:00 hs em frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro uma enorme fogueira. Enquanto iniciava-se a Vigília Pascal na parte de fora toda a igreja permanecia com as suas luzes apagadas.


     Na Vigília Pascal em que celebramos, a ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte. Após a oração inicial o Frei Waldemar que pesidiu a celebração acendeu o Círio Pascal com o fogo novo ali aceso, este fogo novo é como a luz que surge das trevas e representa o Cristo ressucitado vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo, nele estavam gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: "Deus é o princípio e fim de tudo". Após a Bênção do fogo todos puderam acender as suas velas e adentraram na igreja num belíssimo ritual segundo a tradição.




     Dentro da igreja as luzes das velas trazidas pelas pessoas que se espalhavam pelos bancos se misturavam a névoa causada pelo incenso, e assim foi dado continuidade a celebração com a segunda parte, a parte Litúrgica, em que foram feitas leituras do antigo e do novo testamento e no intevalo de um testamento ao outro o silêncio foi quebrado com o Hino de Louvor, daí então as luzes foram acesas e deu-se continuidade a celebração com a bêncão da água, renovação das promessas do batismo e comunhão. Ao tempo em que se acenderam as luzes e entoaram o glória a igreja já estava florida novamente e os santos todos nos seus lugares, simbolizando a volta de Jesus Cristo por meio da Ressurreição.



      Toda a parte litúrgica foi responsabilidade dos jovens que fazem a Pastoral da Juventude e para as pessoas que participaram puderam ter uma verdadeira festa da anunciação da Páscoa do Senhor.




POR: Júnior Sá


quinta-feira, 28 de abril de 2011

PJ realiza 2ª VIA SACRA Jovem

      
       Foi pela segunda vez que a Pastoral da Juventude de São Julião-PI, realizou nesta sexta-feira santa dia 22/04 a Via Sacra Jovem, para a surpresa do grupo a quantidade de pessoas que compareceram para assistir a encenação foi três vezes maior que no ano passado. Tudo isso se deu pela boa divulgação e pelo bom desempenho da equipe que despertou nas pessoas o tamanho interesse de assitir mais uma vez essa belíssima encenação, só que dessa vez ainda mais real.
       A Via Sacra teve início em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, logo após o término da celebração, por volta das 16:40, percorreu algumas das principais ruas e foi concluída no Cruzeiro da Missões, marco forte de oração e grande símbolo da igreja no município, já no início da noite.
       A cada estação encenada pelos jovens aumentava a emoção das pessoas que alí acompanhavam assitindo, as cenas se faziam tão reais que em alguns momentos as lágrimas rolavam. Depois de algum tempo caminhando, lá pela 4ª estação, todos foram surpreendidos com a chuva, mas, nem mesmo a chuva conseguiu fazer com que as pessoas deixassem de assistir, pelo contrário, elas perseveraram, algumas com guarda-chuvas e outros sem nada mesmo. O mais interessante é que aquela chuva divina só fez aumentar o brilho da encenação, pois, nos momentos finais da vida de Jesus também chovia, e ele relmente caía era na lama em meio a tanta sujeira e humilhação.


       A parte final das últimas estações e a conclusão da peça, aconteçeu em meio a escuridão iluminado apenas por refletores num monte de aparencia muito parecida com o Calvário. Aqueles momentos foram muito fortes e fizeram com que as pessoas voltassem ao momento em Jesus disse suas últimas palavras, entregou a Deus seu espírito, deu um forte grito e inclinou a sua cabeça, dando a sua vida pela salvação da humanidade.


       Após o término as pessoas foram para suas casas cheios de emoção e agradecidos por assitir tão belo espetáculo. E os 42 jovens da Pastoral da Juventude que encenaram a paixão e morte de Jesus Cristo, mais agradecidos ainda por verem que o seu esfoço havia dado certo.
       Toda a encenação foi filmada, incluindo making of, com entrevistas aos participantes, e brevemente será lancado na comunidade.

      


VEJA ABAIXO ALGUNS VÍDEOS DA ENCENAÇÂO

2ª ESTAÇÃO: Jesus cai pela 1ª vez

 10ª ESTAÇÃO: Jesus é despojado de suas vestes



POR: Júnior Sá

Missa do Lava-pés e Adoração ao Santíssimo

     
Na noite desta quinta-feira santa, dia 21/04, durante a celebração foi feito memória ao momento em que o Senhor prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos apóstolos na última ceia. Neste dia Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio.
      A celebração foi iniciada de maneira muito solene em que os doze servos da igreja que ali represntavam os apóstolos de Cristo, entraram na frente cantando a uma só voz, e logo depois foram seguidos pelo presidente da Celebração Frei Waldemar.
     Na cerimônia do Lava-pés que aconteceu depois da Homilia, o sacerdote lavou os pés de apenas duas pessoas (uma de cada lado) fazendo com que os mesmos lavassem os pés uns dos outros, recordando o gesto de Jesus em que ergueu-se da cei para lavar os pés de seus discípulos e depois disse: "Amai vos uns aos outros, como Eu vos amei", significado que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.


     Ao final da missa foi feito a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, o Frei saiu em frente ao cortejo processional contornando assim a igreja até chegar a parte de traz onde foi montado a capela de adoração do Santíssimo, e daí em diante as pessoas em geral puderam participar da adoração até a meia-noite. Para a adoração ficou dividido a responsabilidade sobre os seguintes grupos:
09:00h - 10:00h... Apostolado da Oração
10:00h - 11:00h... Pastoral do Dízimo
11:00h - 00:00h... Pastoral da Juventude






POR: Júnior Sá

Missa do Santo Crisma reúne sacerdotes e comunidades na Catedral de Picos

      A Missa do Santo Crisma, celebrada na manhã desta quinta-feira santa, dia 21, reuniu na Catedral Nossa Senhora dos Remédios todos os sacerdotes presentes na Diocese de Picos, bem como as comitivas das comunidades paroquiais.



Dom Plínio José, Bispo Diocesano de Picos, presidiu a Santa Missa e durante a homilia destacou três pontos marcantes para este dia, inicialmente por ser um "momento celebrativo da vida em comunhão da Igreja", quando se reúnem todos os sacerdotes para celebrar de único lugar e todos imbuídos pelo mesmo sentimento de alegria.  Segundo, "por ser o dia em que se renovam as promessas sacerdotais", desta forma, todos os padres recordam o dia em que foram ordenados, tornam presente o “sim” que deram a Deus, e recebem as orações dos presentes.


E por fim "a Bênção dos Santos Óleos". O Óleo dos Catecúmenos, que age como um sinal da força de Deus que a todos encoraja para vencer o pecado, e é administrado antes do batismo. O Óleo dos Enfermos, que tem a finalidade de fortalecer na dor, trazendo o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento do seu sofrimento. E o Óleo do Santo Crisma, este só pode ser consagrado na missa crismal que o Bispo celebra com todos os presbíteros na 5º feira santa, e traz consigo a profunda realidade que marca a Igreja, é utilizado após a imersão nas águas do Batismo, na Confirmação, na Ordenação Sacerdotal e Ordenação Episcopal, e em outros ritos consacratórios, como a dedicação de uma Igreja, ou consagração de um altar.

Dom Plínio lembrou ainda dos padres Adalto e Bezerra, que atualmente estudam na Itália, bem como o Pe. David Angelo, que não pôde estar presente por questões de saúde, saudando-os por esta data. Também recordou que a programação da Semana Santa começa a se fortalecer mais ainda na celebração da Ceia do Senhor, hoje, e vai até o Domingo da Páscoa.

MAIS FOTOS:

Igreja lotada com os leigos e o povo em geral

Seminaristas

Pe. Antônio Mesndes e representantes da Paróquia de Fronteiras

 Almoço após a Missa

           

FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quarta-feira Santa é fechada com Missa e Palestra


      A última quarta-feira dia 20/04 foi de muita oração e fé na Igreja Nossa Senhora da Conceição - São Julião-PI. Durante o dia realizou-se a missa dos Idosos e Doentes e confissão individual, e, a noite o Frei Waldemar celebrou a Santa Missa que teve como responsáveis o Apostolado da Oração, após a missa o mesmo ainda fez uma breve palestra sobre a Terra Santa, local onde morou 2 anos e pôde explicar cada detalhe dos lugares santos onde Jesus teva a sua cricificação, morte e ressurreição.




       A igreja estava lotada, e a cada nova imagem vista a emoção enchia os corações daqueles que ali estavam tendo a oportunidade de aprender mais sobre essa história, agora transmitida por alguém que tão bem conhece o assunto.




POR: Júnior Sá

terça-feira, 26 de abril de 2011

Frei Waldemar celebra Missa dos Idosos e Doentes

      
      Na manhã desta quarta-feira santa, dia 20/04, o Frei Waldemar celebrou a missa dos idosos e doentes das cidade de São Julião-PI. A missa iniciou-se às 09:00 hs da manhã na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e durante a celebração o Frei realizou a unção de todos os enfermos presentes, sendo que ele próprio se surpreendeu com o grande número de pessoas que apareceu para a celebração.


       Após o término da Missa, foi distribuído um lanche para todos os que se fizeram presente, tendo como responsáveis os membros da Pastoral da Pessoa Idosa.

POR: Júnior Sá

Terça-feira santa é realizada com visitas e Celebração Eucarística


       Durante o dia desta terça-feira santa, dia 19/04, o Frei Waldemar visitou famílias, idosos e doentes, fechando assim um total de mais de 40 visitas que se estenderam desde o dia anterior. A noite foi celebrado a missa na Igreja Matriz, com a responsabilidade da Catequese.


       A cada nova celebração o Frei renova o espírito das pessoas, com belas palavras e maravilhosos conselhos. Para o dia seguinte ficou marcado que iniciaria com a Missa dos Idosos e Doentes.





POR: Júnior Sá

terça-feira, 19 de abril de 2011

Frei Waldemar celebra junto ao Terço dos Homens visita escola


         A programação desta segunda-feira santa, dia 18/04/2011 foi encerrada a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O Frei Waldemar celebrou junto ao Terço dos Homens, por ocasião de ser o dia em que os mesmos rezam o terço, os homens tomaram a responsabilidade da parte litúrgica da missa.


         Após a Missa, surgiu a idéia de fazer uma visita rápida a Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, local onde funciona o Ensino Médio no município, e possui um grande número de jovens. Mesmo sem está programado, a idéia partiu do Seminarista Wagner e logo foi adotada pelo Frei Waldemar e alguns integrantes do Terço dos Homens.


         Na ocasião os mesmos falaram sobre a importância da Semana Santa para nossas vidas e lançaram mais uma vez o convite, sobretudo, aos jovens para aprenderem mais sobre a vida daquele que morreu para nos salvar.





POR: Júnior Sá.

domingo, 17 de abril de 2011

Semana Santa inicia-se com Procissão e Missa de Ramos


         Foi com muita disposição e fé, motivados pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que a comunidade de São Julião se reuniu de forma solene na Procissão de Ramos que teve início no CRAS e terminou na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com a Santa Missa. Junto com todo o Povo de Deus presente, estava o Frei Waldemar, que é professor de Exegese Bíblica no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI, e se disponibilizou para esse trabalho pastoral, vindo de Teresina - PI celebrar a Semana Santa com a Comunidade.
         Ainda na programação deste Domingo, o Frei Waldemar, celebrou junto a Comunidade do Pov. Mandacarú às 16:00 hs e do Povoado Fujona às 19:00 hs, contando em todas as celebrações com um grande número de fiéis.
         Para amanhã segunda-feira, o dia prossegue com as visitas aos idosos e doentes e a noite Celebração Eucarística na Igreja Matriz, com a responsabilidade dos Terço dos Homens.


Frei Waldemar


Santa Missa - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja cheia na Santa Missa

Fiéis participando da Missa de Ramos




POR: Júnior Sá

sábado, 16 de abril de 2011

Procissão de Passos reúne milhares de fiéis em Picos


         Milhares de fiéis preencheram a Praça Justino Luz, em Picos, participando da Procissão dos Passos, que teve início nas três paróquias da cidade e se encerrou com o grande encontro entre a Cruz, Nossa Senhora das Dores e o Bom Jesus, culminando com a Celebração Eucarística no Adro da Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

        Os fiéis da Paróquia São Francisco de Assis saíram às 14h30, debaixo de um forte sol caminharam confiantes levando a Cruz até a Igreja do Sagrado Coração, onde aconteceu o encontro com a procissão do Bom Jesus, oriunda da Paróquia São José Operário. Seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, os fiéis assistiram na Praça Justino Luz a um dos momentos mais marcantes, o grande encontro entre a Cruz, o Bom Jesus e a imagem de Nossa Senhora das Dores, que veio em procissão com os paroquianos da Catedral, sendo que este ano o ponto de saída foi Igreja São Sebastião, na Aerolândia.

Diácono Assis e o Pe. Walmir chegando
com as procissões do Junco e Bairro São José


        A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Flávio Santiago, que é pároco do Junco e Vigário Geral da Diocese de Picos, e concelebrada pelos padres João Pereira, Gregório Lustosa, Walmir Lima e Sérgio Leal. Durante o Sermão de Passos o Vigário Geral conclamou os presentes e aqueles que assistiam a Missa através da Rádio Cultura, para fazerem uma reflexão sobre a importância desse momento, que convoca o povo de Deus a se preparar para viver bem a Semana Santa.

        "A tradição católica tem essa evocação, essa recordação da figura de Maria, mãe dolorosa que acompanha Jesus nos seus passos para o calvário, e simbolicamente com a presença da imagem de Maria e de Jesus podemos dizer que neste encontro de Jesus com a sua Mãe estão antecipados e prefigurados o encontro da humanidade com o Salvador, do homem com Deus, da miséria humana com a Misericórdia Divina", afirma.

         A Semana Santa têm início neste domingo, dia 17 de abril, e se encerra no Sábado Santo, dia 23. Ainda segundo o Pe. Flávio, é esperada uma participação intensa, fervorosa e devota por parte dos fiéis, para que acompanhando Jesus ao Calvário, todos possam junto com Ele cantar o Aleluia Pascal. "Por que para nós católicos o sofrimento é menor que a dor, a alegria no final é o sentimento que deve predominar no coração daquele e daquela que acredita em Jesus", pontua.






FONTE: Lana Krisna - Pascom
POSTAGEM: Júnior Sá