sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Coordenação Paroquial da PJ de Fronteiras se encontra em São Julião-PI


             A coordenação paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia de Fronteiras, reuniu-se neste sábado dia 19 de fevereiro de 2011 na cidade de São Julião-PI para o encontro mensal referente ao mês de fevereiro. Os representantes da PJ das Áreas Pastorais de Caldeirão Grande, São Julião e da sede da Paróquia de Fronteiras se reuniram na Casa Paroquial e iniciaram o encontro por volta das 09:00 hs da manhã, encerrando o mesmo às 15:00 hs.
            O encontro foi presidido pelo representante paroquial da PJ, o então coordenador da cidade de São Julião-PI, Júnior Sá, que iniciou com um momento de oração em que todos se voltaram para a realidade dos seus Grupos de Jovens e tentaram formar soluções cabíveis para solucionar os problemas da juventude. Depois a coordenação partiu para os relatos de tudo o que se passou no mês anterior e por conseguinte os planos e projetos para o mês de março, levando em conta a realidade de cada cidade.
            Como meta para os próximos dias, a coordenação reafirmou o desejo de pôr em prática o projeto elaborado pela mesma desde o final do ano passado, que é fortalecer os Grupos de Jovens de base; criar novos grupos, especialmente nas comunidades dos interiores; trabalhar na formação espiritual dos grupos; visitar as famílias dos jovens que já são membros, para que se conhecendo melhor a realidade de cada um, possa-se trabalhar melhor; e por fim, tentar dinamizar ao máximo os encontros semanais, para que os jovens participem com a vontade de continuar cada vez mais fortes e unidos ao Grupo de Jovens.
            Para finalizar o encontro, marcaram a data da próxima reunião da coordenação, que será na cidade de Fronteiras no dia 26 de Março, depois disso fizeram a oração final e receberam a bênção feita pelo Diácono C. Danilo, que participou dos momentos finais do encontro.

 CONFIRA ABAIXO ALGUMAS FOTOS:







POR: Júnior Sá.

VEM AÍ: Festejos de São José da Comunidade de Macambira


Acontecerá entre os dias 10 e 19 do mês de Março, os festejos religiosos da Comunidade de Macambira, Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, São Julião-PI. Este ano reflete-se o tema: Com São José somos chamados a cuidar da vida no planeta. Tema este que nos chama à atenção assim como a Campanha da Fraternidade 2011, sobre a nossa convivência no planeta, levando em conta nossas atitudes destrutivas. Todos somos convidados a celebrar fé e vida, num tempo forte de partilha e participação que é o período da Quaresma.
Por isso, participe você também dos festejos de São José da Comunidade de Macambira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


COLABORAÇÃO: Seminarista Wagner
POR: Júnior Sá.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PASTORAL DO DÍZIMO: 85º Encontro - Dia 08/02/2011

TEMA: Jesus desmascara as falsas tradições



FOTOS: Júnior Sá

Campanha da Fraternidade 2011


Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.
Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011, a CF atinge um marco importante pela 47ª vez!
Os objetivos gerais da CF são sempre os mesmos e decorrem da missão evangelizadora que a Igreja recebeu de Jesus Cristo: em vista do mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.

FONTE: CNBB
POR: Júnior Sá



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pastoral do Dízimo realiza amanhã dia 08/02 a reunião do Dízimo


A Pastoral do Dízimo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, São Julião-PI, se reúne na noite desta terça-feira da sacristia da Igreja, apartir das 19:00 hs.
O encontro mensal é refente ao planejamento do mês de fevereiro e terá como responssáveis de preparação, a equipe do Setor 2.
A Celebração do Dízimo tem data marcada para o sábado dia 19/02/2011, ás 19:00 hs, e será presidida pelo Diácono C. Danilo.



POR: Júnior Sá.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Membros das pastorais participam da Assembléia Paroquial - Fronteiras-PI


Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras realizou a Assembléia de Pastoral Paroquial que contou com a presença dos agentes de pastoral das comunidades rurais e das sedes municipais de Caldeirão Grande e São Julião que compõem a paróquia, além do seminarista Wagner Carvalho que é filho desta paróquia.
O encontro foi assessorado pelo Diácono Carlos Danilo que desde o dia 01.02 está exercendo seu diaconato naquela paróquia. O assunto abordado pelo assessor foi extraído do capítulo VII do Documento de Aparecida que trata da missão dos cristãos e da renovação das comunidades
A preocupação do Padre Antônio Mendes, pároco, é fazer com que os grupos, pastorais e movimentos se tornem verdadeiros missionários e entendam que a essência da Igreja é missionária, colocando em prática o que pede o Documento de Aparecida.
Além do estudo feito sobre o Documento de Aparecida, a Assembléia refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011 e como símbolo da campanha foi entregue a cada cidade que compõe a paróquia uma muda de hecsória, que será plantada pela comunidade. Após a apresentação da CF 2011 à assembléia, foi celebrada a Santa Missa, que foi responsabilidade da Comunidade de Caldeirão Grande. E para fechar a Programação do primeiro dia, os integrantes da Pastoral da Juventude de Fronteiras promoveram uma noite Cultural com Desfile de roupas confeccionadas com material reciclado e apresentação de peças teatrais.
O segundo dia de Assembléia, iniciou-se com a oração da manhã que foi responsabilidade da Comunidade de São Julião, após a oração o dia  foi dedicado as prioridades escolhidas pela assembléia diocesana para o biênio 2011 – 2012 e que serão colocadas em prática pelos grupos e pastorais que ainda não assumiram esses compromissos, dando ênfase a formação de conselhos comunitários e econômicos que a partir desse ano deverão existir em todas as comunidades da paróquia.

MAIS FOTOS:
Representantes de Comunidaes e Pastorais

Antônio (representante do Terço dos Homens
 de São Julião), Diácono C. Danilo e Sem. Wagner

Repasse da CF 2011

Imagem da Padroeira da cidade de
Fronteiras - N. Srª do Perpétuo Socorro

Ticyanne - Representante da Catequese de São Julião
(Repassando conhecimentos sobrea CF 2011)

Pe. Antônio Mendes, entregando a munda de hecsória à Comunidade de São Julião

Santa Missa

Jovens da PJ de Fronteiras em desfile com roupas de material reciclado




POR: Diácono C. Danilo
POSTAGEM: Júnior Sá

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comunidade de São Julião parcipa da Apresentação do Diácono C. Danilo à Paróquia de Fronteiras

Foi com muita alegria e esperança que as comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro receberam na noite de terça-feira, dia 01/02/2011, o Diácono Carlos Danilo, que nos próximos meses exercerá o seu diaconado junto à população de Fronteiras, e das áreas de São Julião e Caldeirão Grande.
A apresentação do novo Diácono aconteceu durante a Santa Missa na Igreja Matriz, presidida por Dom Plínio José, e concelebrada pelo pároco, Pe. Antônio Mendes, bem como os padres Feliciano Dias, José Mairton, Sérgio Leal de Moura e Cláudio, com a presença do Diácono Francisco de Assis e seminaristas.
De acordo com Pe. Antônio Mendes, a expectativa é poder atender melhor todas as comunidades, de forma especial aquelas mais distantes, que não recebem o padre com tanta freqüência, bem como na organização das pastorais, visando as prioridades da Diocese de Picos para este ano.
Na ocasião a Comunidade de São Julião participou com membros das diversas Pastorais como Dízimo, Juventude, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, dentre outras, todos com muita alegria e fé no coração.
Após a Celebração Eucarística, as comunidades deram as boas vindas ao Diác. Carlo Danilo, e em seguida participaram de um jantar na Casa Paroquial.


Mais fotos:
 
Diácono Carlos Danilo ao lado dos representantes de grupos e pastorais


Diácono Carlos Danilo durante proclamação do Evangelho



Presença da Pastoral da Juventude de São Julião



FONTE: PASCOM - Diocese de Picos

POR: Júnior Sá - PASCOM (São Julião)